JORNAL DO PEDADOGO

286 palavras 2 páginas
GUARAPUAVA
2015

JORNAL DO PEDAGOGO 2015

ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): um sonho ainda a ser concretizado no espaço escolar

Fonte: mppb-lanca-projeto-eca-na-escola-em.html

A lei ECA (Estatuto da criança e do adolescente) diz que a criança e o adolescente são prioridade no Estado brasileiro e que devem receber todos os cuidados referentes à sua proteção e desenvolvimento. Sobre educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Mas essa lei, no ambiente escolar infelizmente não se concretiza pela falta de conhecimento. Muitos educadores, pais e até mesmo os Conselheiros Tutelares não entendem sobre o que realmente a o Estatuto quer dizer, não distinguem a criança como cidadã de direito.
Essa lei é muito importante só falta, os responsáveis pela educação das crianças e dos adolescentes buscarem mais conhecimentos, para assim esse Estatuto ser realmente concretizado.

Educação Inclusiva: a escola e a acessibilidade

Fonte:http://www.blogbahiageral.com.br/site/educacao-em-foco/2014/09/falhas-da-educacao-inclusiva-ainda-deixam-140-mil-jovens-fora-das-escolas

A inclusão mudou o sistema de ensino, dando o direito as crianças com deficiência a educação e a igualdade de direitos.
As escolas ampliam seus campos de atuação, se adaptando a essa educação especial, na promoção do desenvolvimento e a aprendizagem de todos. E para que isso aconteça a acessibilidade deve estar acompanhada com essas mudanças, com acessos, recursos pedagógicos e método lógicos educacionais específicos.
Muitas dessas adaptações ainda precisam ser feitas para favorecer a educação e o desenvolvimento das crianças, para que concretize a inclusão.

Relacionados