JORNADA EBBER

580 palavras 3 páginas
Desde muito cedo, ainda na fase escolar aprendemos na pratica o significado do termo “PANELINHA”. E seguimos experimentando o seu gosto amargo seja fazendo parte de uma ou vitima delas. Isso se segue por toda vida em vários grupos sociais nos quais estamos inseridos, não sendo diferente no ambiente corporativo. Talvez aqui no ambiente de trabalho, no ambiente corporativo apresentem o seu lado mais cruel. Isso eu mostro daqui a pouco.
Agora eu quero perguntar pra vocês. Se conhecemos as panelinhas desde tão cedo. Se sabemos que elas não fazem bem. Por que ninguém dá um jeito de acabar com essas malditas?
Simples. Porque as panelinhas são formadas a partir do convívio social que existe dentro das organizações. Organizações, empresas, ambiente corporativo é composto por gente!
É por isso que eu quero recordar com alguns e falar para outros dos grupos informais.
O que é isso?
Os grupos informais são grupos que se formam nas empresas de todos os portes a partir do convívio social das pessoas. E qual o objetivo desses grupos? Os objetivos é o que os diferem do grupo formal. No grupo formal o objetivos são os das organizações. E no informal os interesses são os pessoais dos seus membros.
Mais se as empresas tem objetivos e nos como colaboradores também temos nossos objetivos pessoais dentro das organizações qual o problema então? O problema, e ai os grupos informais ganham a nomenclatura de “PANELINHAS”, é quando os objetivos destes grupos se diferem ou são contrários aos objetivos organizacionais.
Então o que existe lá no seu trabalho é grupo informal ou é panelinha?
Isso é fácil de se constatar é só observar o objetivo.
A turma troca informações nos bastidores para melhorar o desempenho de suas atividades? Ótimo, isso é grupo informal na sua característica benéfica.
O pessoal se reúne informalmente pra descobrir como melhorar um processo e todo mundo se dar bem com os resultados. Maravilha.
Agora. Tem uma turminha que se reúne pra boicotar aquele projeto do marketing.

Relacionados