Jornada de educação ambiental dr. joão maia

Páginas: 18 (4454 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
Jornada de Educação Ambiental do Colégio Estadual Doutor João Maia: uma experiência significativa


Genise de Moura Freitas Ferreira
Pamela Ullio


Resumo:

O trabalho teve o objetivo de estimular práticas de Educação Ambiental que conciliassem a conservação da natureza com o envolvimento de alunos, professores e a comunidade escolar. Neste projeto, que acontece desde 2006, osalunos participantes são indicados pelos professores ou inscritos voluntariamente. Eles participam por três dias de um seminário, onde além de assistir as palestras devem redigir um relatório crítico sobre os temas abordados e de atividades de campo. Em 2010 os temas versaram sobre a Mata Atlântica, os Parques Nacionais da região da Serra da Mantiqueira, a Agenda 21 Escolar e do município de Resende,a ocupação irregular do solo na cidade, a transposição de águas do Rio Paraíba do Sul para a cidade de São Paulo, entre outros. Os alunos que se destacam a cada ano são convidados pelos coordenadores do projeto para participarem no ano seguinte como monitores, auxiliando na organização do seminário e nas saídas de campo. As Unidades de Conservação visitadas foram a Área de Proteção Ambiental daSerrinha do Alambari, o Parque Nacional do Itatiaia e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Parque do Caraça. O grupo visitou também a cidade de Ouro Preto e o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Nesses trabalhos de campo são exploradas as questões que envolvem o contexto histórico egeográfico, a pesquisa ali desenvolvida, o sistema de gerenciamento da unidade, o impacto do turismo, aspectos da fauna e da flora e a Educação Patrimonial atrelada às questões socioambientais. Durante o seminário e os trabalhos de campo, os alunos mantêm contato com o meio acadêmico, o que estimula a inserção desses jovens no universo da pesquisa científica. Além disso, a convivência em grupo dá novadimensão à relação entre alunos e professores da escola. Dessa forma, podemos concluir que as atividades desenvolvidas foram bastante significativas para todos os participantes, pois produziram mudança de comportamento em relação ao ambiente, seja ele natural ou urbano, e resultaram em maior envolvimento com o colégio. A comunidade escolar ao se envolver na atividade internalizou essa ação, o que fazgerar uma expectativa entre os alunos e também incluí-la no calendário escolar.



Introdução:

A Constituição Brasileira de 1988 reconhece a Educação Ambiental (EA) como obrigação nacional, a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais. Assim, estabelece: “(...) promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação domeio ambiente” (artigo 225, parágrafo 1º, VI). Segundo GADOTI 2000, a EA deve partir de uma postura tanto individual como coletiva, sendo responsabilidade de todos. Deve também estimular a solidariedade, a igualdade, o respeito aos direitos humanos e ajudar a desenvolver uma consciência ética.
De acordo com o Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (TemasTransversais), a escola tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente saudável e favorável à aprendizagem. Dessa forma, deve trabalhar com a formação de hábitos, atitudes e valores que levem à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a da sua comunidade, a de seu país e a de seu planeta, favorecendo a construção de uma consciência ecológica.
Em 2006, baseado nesses referencias,um grupo de professores do Colégio Estadual Doutor João Maia propôs a direção da escola, uma atividade que envolvesse a sensibilização de alunos e professores para a importância da contextualização e interdisciplinaridade da educação para o meio ambiente e atividades práticas em unidades de conservação. Na proposta inicial, as ações deveriam acontecer apenas num fim de semana, incluindo na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • joao e maia
  • Educação nos maias
  • A Educação nos Maias
  • Os maias
  • Os Maias e a educaçao
  • Educação Os MAias
  • A educação nos maias
  • Educação ambiental ou educação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!