Jorley Oliveira Gerencia de Requisitos no MPSbr

1041 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE REQUISITOS
ALUNO: Jorley Souza de Oliveira
Matricula: 117219
Gerência de Requisitos no MPSbr
Modelo de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR)
É uma metodologia voltada à área de desenvolvimento de sistemas que foi criada em 2003 por um conjunto de organizações da área de tecnologia, dentre universidades, empresas privadas e o governo. Aplicase na metodologia proposta o uso das principais abordagens internacionais voltadas para a definição, a avaliação e a melhoria dos processos de software e hoje é mantida pela Softex. É dividida em uma estrutura de níveis de maturidade, são 7 níveis que atestam o grau de controle de processos e a qualidade que se pode esperar da organização que detem a certificação.
Gerência de Requisitos
Durante o desenvolvimento e operação de um sistema de software é natural o surgimento de novos requisitos e a necessidade de mudanças nos requisitos existentes. Isso caracteriza a evolução do sistema, devido as mudanças no meio onde o mesmo será ou está implantado. A gerência de requisitos surge então com foco para elicitar, organizar e documentar os requisitos do sistemas, onde é estabelecido um acordo entre os usuários e equipe de desenvolvimento do projeto. Isto para que seja possível administrar as mudanças de requisitos.
O ambiente corporativo atual exige que sistemas de informações estejam em constante evolução para atender as necessidades dos usuários. Então em um processo eficaz de gerência de requisitos é necessário políticas bem definidas a respeitos dos seguintes aspectos:
Controle de mudanças
É fundamental que as alterações nos requisitos e artefatos de software sejam: - Identificadas e avaliadas
- Avaliadas sob o ponto de vista de risco
- Documentadas
- Planejadas
- Comunicadas aos grupos e individuos envolvidos
- Acompanhadas até a finalização
Gerência de Configuração
É comumente ligadas ao controle de versões e controle de configuração.

Relacionados