jorkpodsa

1061 palavras 5 páginas
Comte: desenvolveu reflexões sobre o mundo social sob bases cientificas. O mundo social comprendia a sociedade como um grande organismo, no qual cada parte possui uma função especifica. O bom funcionamento do corpo social dependeria da atuação de cada órgão. Segundo Comte, ao longo da historia a sociedade teria passado pela fase teológica(vontade de Deus); metafísica (conceitos abstratos); cientifica(sociedade industrial, leis objetivas).
O positivismo foi fortemente influenciado pela crescente valorização da ciência como fonte de obtenção da verdade, se inspirou no método de investigação das ciências da natureza. A sociedade era passível de compreensão e o homem possuía uma natureza social. Os positivistas pensavam na sociedade como um grande organismo social,formada de partes integradas e coesas q deveriam funcionar harmonicamente. Os conceitos principais da teoria positivista: -Coerção social: é a força da cletiviade e da sociedade sobre a vontade individual. -Norma social: é um valor social a ser seguido; -Normalidade e anomalia: para Durkhein todo fato social é considerado normal,mas passa a ser anomalia ou patologico se ameaça a sobrevivencia da sociedade (ex:crime)
Darwinismo social: uma crença de que as sociedades mudariam e evoluiriam num msm sentido. Durkheim: acreditava que os problemas de sua época não eram de natureza econômica, mas de natureza moral, pois as regras de conduta não estavam funcionando. Via a necessidade de criação de novos hábitos e comportamentos no homem moderno. O seu objeto de estudo é o fato social, cujo principal argumento é generalidade, exterioridade, e coercão.
Fatos sociais: 3 caracteristicas: 1-exterioridade(n foi criado por nós, é exterior a nossa vontade); 2-coerção(atua pela intimidação e induz o homem a aceitação das regras, o individuo sofre pressão de um grupo ao viver em sociedade, todas as ações q praticamos são julgadas pelos outros, podendo sofrer reprovações ate prisao);3- generalidade(representa o consenso

Relacionados