Jorge E ArilsonMONOGRAFIA Cicop

6994 palavras 28 páginas
1

Arilson Costa Cerqueira e
Jorge Luciano Freire.

Otimização Efetiva em Unidades de Processo:
Disponibilidade de Malhas em Automático.

Orientador: Ricardo de Araújo Kalid

SALVADOR
2007

2

RESUMO

Este trabalho mostra um caminho para elevar a utilização da automação disponível em uma planta industrial e os resultados que essa prática propicia. Foi realizado com base em atividades desenvolvidas numa refinaria de petróleo, mas que é de aplicabilidade em qualquer unidade onde haja uma automação em uso. Mostra-se a automação disponível na planta, o trabalho de investigação que deu origem à descoberta da necessidade de mudança e a forma como se estruturou o trabalho para se atingir o objetivo proposto. Com isso, demonstra-se a situação inicial da planta, com seus resultados de confiabilidade bem aquém dos referenciais da área. Em seguida, já na fase de desenvolvimento da atuação efetiva, é explicada como ficou a composição da equipe de trabalho. Assim, são relacionados os objetivos operacionais do grupo e mostrados indicadores desenvolvidos para acompanhar a evolução do trabalho.
Indicadores que evidenciam o crescimento do uso efetivo da automação disponível disponibilidade de malhas em automático - e os resultados proporcionados - custo da nãoconfiabilidade – com sua melhoria. Mostra-se, então, que, à medida que é elevada a disponibilidade de malhas em automático no sistema de controle de uma unidade, há uma melhor controlabilidade, o que leva a um menor número de interrupções da sua operação, melhor confiabilidade da planta, e consequentemente, melhores resultados financeiros (houve uma diminuição do custo operacional de R$ 34 milhões de reais entre 2005 e 2006).
Conclui-se, no entanto, que o sucesso dessa busca, só é obtido com a disposição de recursos humanos que tenham essa atividade como prioridade em seu trabalho, que de forma contínua esteja vigilante quanto a esses indicadores.

Palavras-chave: Automação; Disponibilidade; Confiabilidade; Plantas

Relacionados