JORDÂNIA

854 palavras 4 páginas
JORDÂNIA: Localização e Aspectos Físicos. Jordânia, oficialmente Reino Hachemita da Jordânia, é um país do Oriente Médio, limitado a norte pela Síria, a leste pelo Iraque, a leste e a sul pela Arábia Saudita e a oeste pelo Golfo de Aqaba (através do qual faz fronteira marítima com o Egito), por Israel e pelo território palestiniano da Cisjordânia. Sua capital é a cidade de Amã.
A Jordânia é essencialmente um grande planalto cuja altitude vai decrescendo desde as serras relativamente baixas da zona ocidental (altitude máxima de 1754 m no monte Ramm, a sudoeste) até ás fronteiras orientais. A parte ocidental é a mais acidentada, não só devido às cadeias montanhosas, mas também à descida abrupta até à depressão que liga o mar Vermelho ao mar Morto e ao rio Jordão.
Todo o país é desértico ou semi-desértico, sendo a zona menos árida também aquela onde se aglomera a maior parte da população: a região noroeste, separada da Cisjordânia pelo Jordão. As maiores cidades são Amã e Irbid.
O país possuia o Oásis de Azrad, que se reduziu a pó após projetos de irrigação.
Clima semidesértico e desértico na parte oriental. O verão é quente e seco na Jordânia com temperaturas caniculares entre maio e setembro. No inverno, o clima é fresco e, em ocasiões, frio em alguns lugares e com possíveis nevadas na zona de relevos. Chuvas de novembro a fevereiro. Na Jordânia, a primavera e o outono são suaves e agradáveis.
Religião
Sua religião é o Islã, Cerca de 92% da população de 6,3 milhões de habitantes é composta de muçulmanos sunitas e outros 2%, de muçulmanos xiitas. Os cristãos são uma minoria de 6%, divididos especialmente entre gregos ortodoxos e católicos. Apesar de terem população menor, os cristãos compõem cerca de 15% do Parlamento jordaniano. Em uma região que reúne o berço das três maiores religiões monoteístas - o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo - a Jordânia é um país em que há convivência pacífica entre seus cidadãos de diferentes crenças.
Perseguição:
Na

Relacionados

  • Atualidades
    50073 palavras | 201 páginas