Joorge

392 palavras 2 páginas
PAPEL: COMO SE FABRICA?!
O papel é um dos materiais indispensáveis no dia-a-dia das pessoas, ele está em todo lugar: no escritório, na escola, na rua, nas casas, no banheiro.
A HISTÓRIA DO PAPEL! Desde o começo dos tempos o ser humano utilizou diversos materiais para registrar sua história. Antes do papel, cascas e folhas, de algumas plantas, rochas e argilas eram utilizadas com a mesma função do papel, antes de serem fabricados. Além desses materiais, ossos e peles de animais, eram usados, placas de madeira recobertas por uma fina camada de cera, e placas de metais como, bronze e chumbo. Entre os produtos vegetais empregados, o que mais de destacou foi o papiro! A utilização do papel como suporte para a escrita ocorreu inicialmente na china, No ano 105 d.C. Os chineses se mantiveram por muitos Séculos o segredo de sua fabricação, e Expansão do papel para o Ocidente Apenas no ano de 751.

A COMPOSIÇÃO DO PAPEL! O papel é formado por fibras celulósicas que se entrelaçam umas nas outras, garantindo sua resistência. A principal matéria-prima para a obtenção industrial dessas fibras é a madeira do tronco das árvores! Uma definição para papel: composto de origem vegetal obtido a partir da justaposição artificial de fibras celulósicas. O pressuposto acima já nos adianta que a composição química do papel varia consoante o tipo de planta utilizado, no entanto, podemos considerar uma fórmula geral. Seu principal constituinte é a celulose, um polímero, mais precisamente um polissacarídeo construído a partir de monômeros de β-D-Glucose. A

Relacionados

  • O movimento como forma de comportamento
    2422 palavras | 10 páginas