Joninha

582 palavras 3 páginas
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Engenharia Civil
3º Período

TOPOGRAFIA
Relatório prática 2

Professor(a): Verônica
Alunos:
Jonathan de são Miguel Sabino
Matheus Felipe Guimarães
Adriano dos Santos Coelho
Filipe Aquino

Introdução Esta aula aplicada no laboratório de topografia teve por finalidade a apresentação, aos alunos da disciplina de Topografia, conhecer previamente os equipamentos e acessórios topográficos e seus manuseios adequados, para a perfeita obtenção dos resultados colhidos emcampo. É de suma importância conhecer seu funcionamento, devido à fragilidade de algumas peças, para evitar acidentes e não danificá-los, devido ao seu alto custo. Outras informaçõesimportantes obtidas foram quanto ao transporte dos equipamentos, formas de empunhadura e fixação no ponto específico.
.
Objetivo

O objetivo desta aula prática foi proporcionar a familiarização com equipamentos atualizados, que são utilizados em empresas de topografia em todo o Brasil, obtendo informações sobre os principais aparelhos, formas de utilização, manuseio e cuidados.

Equipamentos e Acessórios

* Teodolito; * Tripé; * Régua graduada ou mira topográfica; * Nível topográfico; * Prisma; * Estação total.

Descrição dos aparelhos e acessórios

* TEODOLITO: aparelho que é nivelado na vertical e na horizontal, é utilizado para medidas indiretas de distâncias; leitura de ângulos horizontais e verticais e da régua graduada; existem os modelos: trânsito (leitura externa), o ótico (leitura interna) e o eletrônico (leitura digital).

* TRIPÈ: entre os acessórios mais comuns de um teodolito ou nível estão o tripé; serve para estacionar o aparelho a ser utilizado, pode ser de alumínio, madeira ou outros materiais, é interessante salientar que para cada equipamento de medição existe um tripé apropriado.

* RÉGUA GRADUADA ou MIRA (equipamento); é uma régua de madeira,alumínio ou PVC, graduada em m,dm,cm e mm;

Relacionados

  • Sonacirema
    841 palavras | 4 páginas
  • Atividade fisica
    10914 palavras | 44 páginas
  • Matematica
    29545 palavras | 119 páginas