Jonathan Trab Prof Isabela 2bimestre pronto

692 palavras 3 páginas
RESUMO

ARAUJO, J.J Transtornos de Humor. Londrina, 2015.

Este trabalho busca compreender a forma de como os métodos indutivo, observacional e clínico podem diferenciar as várias formas de compreensão acerca do Transtorno de Humor.

Palavras-chave: método indutivo, método observacional, método clinico, depressão, transtorno bipolar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Entender os transtornos de humor, através de um método.

Objetivos específicos:
-Procurar compreender o desenvolvimento dos transtornos de humor através de uma metodologia.

INTRODUÇÃO
Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos. A seguir explicarei o porquê esta adoção depende de muitos fatores da natureza do objeto que se pretende pesquisar, dos recursos materiais disponíveis, do nível de abrangência de estudo e, sobretudo da inspiração filosófica do pesquisador.
Com isso o tema proposto de transtornos de humor nos mostra que há uma grande oscilação da personalidade do indivíduo, sendo dividido entre depressão, onde o indivíduo experimenta a desesperança e apatia e o transtorno bipolar que alterna entre depressão e a mania, em um estado de grande agitação. Sabendo que dentro do método indutivo podemos dizer que o transtorno de humor se inicia de uma forma particular para uma questão mais ampla. Lakatos e Marconi (2007, p.86), explicam melhor o porquê da escolha deste método:
Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusão cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. A indução parte de um fenômeno para chegar a uma lei geral e por meio desta observação de experimentação entendemos porque a insatisfação com a vida

Relacionados