jolaj

Páginas: 4 (760 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Carcinoma epidermoideCerca de um quarto dos casos de câncer de pulmão que se enquadram nesta categoria. O carcinoma epidermoide começa nas células que revestem as vias aéreas interior dos pulmões,e são geralmente encontrados no centro do pulmão ao lado dos brônquios. É o mais freqüente, o mais associado ao tabagismo, o menos heterogêneo do ponto de vista morfológico e mais comum em homens.Apresenta crescimento mais lento que os demais; dá metástase para os linfonodos regionais, mas a disseminação hematogênica é tardia. E é o tumor pulmonar de melhor prognóstico.
Macroscopicamente, otumor apresenta-se como lesão que varia de pequena tumoração endobrônquica obstrutiva até grandes massas que sofrem cavitação e hemorragia, por causa de necrose freqüente. A necrose tende a invadir aparede brônquica e o parênquima pulmonar adjacente. O tumor é facilmente visível à endoscopia e pode ser diagnosticado por exames citológicos mais comumente do que as demais neoplasias.
Histologicamente,o tumor é formado por células epiteliais que contêm pontes intercelulares e ceratinização individual ou em forma de pérolas córneas. Outro sinal de diferenciação escamosa é a presença de ninhossólidos de células tumorais com núcleo hipercromático e escasso citoplasma na periferia e células poligonais com citoplasma amplo e eosinofílico no centro. As células possuem núcleos com cromatinagrosseiramente granular e nucléolos inconspícuos ou irregulares, ao contrário do núcleo vesicular e nucléolo proeminente dos adenocarcinomas. Muitas vezes, a mucosa adjacente exibe áreas de metaplasiaescamosa, displasia ou carcinoma in situ, processos que fornecem evidências da natureza broncogênica da neoplasia. A lesão é em geral envolvida por estroma, às vezes desmoplásico, e pro infiltradolinfoplasmocitário variável. Quanto ao grau de diferenciação, o tumor pode ser: (1) bem diferenciado, quando mostra características cito e histológicas das células escamosas, que incluem estratificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!