JOINT VENTURES
Aluno: AMANDA SOARES LINO DE SOUZA VALESCA FERREIRA GRAVINA KAROLINE LUANDA BRITO LOBO
Palmas
2012
INTRODUÇÃO
A partir do desenvolvimento da economia, da globalização as empresas começaram a buscar a cada vez mais o desenvolvimento, aumentando suas tecnologias para atingir metas para, enfim, expandir os seus produtos num mercado cada dia mais consumidor e, consequentemente, aumentar o número de consumidores, visando assim à obtenção de lucros ainda maiores.
Uma das alternativas encontradas por muitas empresas é de unir forças criando uma nova Sociedade Limitada ou Anônima, ou seja, uma nova empresa, possuidora de um novo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, utilizando suas tecnologias em prol de uma nova marca estabelecendo-se em um mercado altamente competitivo para emergir e finalmente auferir suas rendas.
No entanto, algumas empresas não querem simplesmente se unir a outra empresa e criar um novo produto a ser inserido no mercado, mas, somente, querem expandir a sua produtividade no comércio em que já estão consolidados, e por isso se utilizam de contrato, cujo prazo de vigência é pré-determinado pelas empresas contratantes.
Dessa forma, as empresas se utilizam de um contrato pouco conhecido, chamado de Joint Venture, mas de grande valia que, quando produzido da forma correta, poderá abrir novos horizontes para as empresas que aderem este acordo empresarial.
DESENVOLVIMENTO
Joint Venture é a celebração de um contrato entre duas ou mais empresas, que se associam, criando ou não uma nova empresa para realizar uma atividade econômica produtiva ou de serviços, com fins lucrativos. É uma moderna forma de associação de empresas, originária do direito norte-americano, podendo ir de um simples contrato de fornecimento até a união quase total de sociedades numa única empresa.
A palavra “Joint” significa um conjunto, uma associação e a palavra “Venture” quer dizer