John locke

Páginas: 4 (818 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Resenha da obra:
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano.



Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. EstudouFilosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego,filosofia e retórica. No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o restabelecimento do protestantismo. Com asubida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em 1696.Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença.John Locke . Ficou conhecido como “o pai doliberalismo” porque participou ativamente do processo revolucionário da Inglaterra. Principais obras de John Locke; Cartas sobre a tolerância (1689), Dois Tratados sobre o governo (1689), Ensaio acerca do entendimento humano (1690), Pensamentos sobre a educação (1693) .
A obra Ensaio acerca do entendimento humano faz uma crítica forte contra o inatismo; para ele não há princípiosinatos na mente que a maneira que adquirimos conhecimento é uma prova de que não é inato. obra é uma reflexão sobre a origem das ideias e dos conhecimentos humanos, ao mesmo tempo que sobre osfundamentos metafísicos da racionalidade.As ideias inatas não são impressas na mente, porque não são conhecidas por crianças nem por loucos, se eles não percebem então essas impressões não existe. Para Lockea capacidade é inata, mas o conhecimento é adquirido.
Para os inatas, há verdades impressas no entendimento que são percebidas, eles usam a razão para querer prová-la, porque oexercício da razão auxilia na descoberta desses princípios tornando-os conhecidos. Mas Locke contradiz esse argumento dizendo que se a razão descobre, não é uma prova de que são inatas, sendo que é falso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JOHN LOCKE
  • John locke
  • John locke
  • JOHN LOCKE
  • John Locke
  • John locke
  • John locke
  • John locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!