John Locke

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 15 de março de 2014










São Paulo 2013


O termo propriedade privada atualmente abrange o conceito de que seu titular exerça poderes de gozar e usar algo de modo absoluto e exclusivo, este fato está presente nas relações sócias econômicas e logicamente completamente ligadas ao capitalismo. Para compreender o surgimento e o processo no qual resultou na ascensão da propriedade privada, énecessário conhecer quem foi John Locke que é um dos precursores do liberalismo e abordar o estudo deste filósofo e ideólogo que contribui para a o entendimento de tal assunto.
John Locke, nascido em 29 de agosto 1632 em Wrington na Inglaterra é reconhecido como um dos líderes do empirismo e um dos ideólogos do iluminismo e do liberalismo. O pensador estudou filosofia, medicina e ciências naturais naconceituada Universidade de Oxford, foi professor desta mesma universidade e mais tarde também foi ministro do comércio na Inglaterra. Locke sempre teve como foco o pensamento político e o desenvolvimento intelectual e em uma de suas obras intitulada de “Dois tratados sobre governo”, onde questiona a legitimidade do direito divino dos reis e é também nessa obra que o proeminente pensador discorresobre o tema propriedade.
De acordo com Locke (1998), a Terra e tudo que há nela são dadas para o conforto e sustento da existência dos seres humanos e que apesar dos animais e vegetais estarem dispostos para os seres humanos em comum é necessário, por exemplo, que haja alguma forma de um homem específico ainda em seu estado natural de usufruir de alguma utilidade das coisas que são comuns eestão na Terra. Locke exalta o exemplo de um índio que ao efetuar uma caça nada mais é que o trabalho de seu próprio corpo e retira essa caça do seu meio natural para suprir uma necessidade fisiológica de se alimentar, ao retirar do meio natural, retira-se também do meio comum e, pois será dessa carne que tirará o sustendo, necessita que essa caça seja algo exclusivo para suprir seu corpo,caracteriza-se portanto a propriedade o mesmo acontece quando o homem retira uma maçã de uma arvore que se encontrava em estado comum.” Vemos nas terras comuns, que assim permanecem em virtude de um pacto, que é tomar qualquer parte daquilo que é comum e retirá-lo do estado em que a deixa a natureza que da início à propriedade” ( LOCKE, J.,1998), portanto é o trabalho que a pessoa tem em retirar algo que temcomo origem o estado comum que fixa a propriedade do ser humano sobre determinada coisa.
Dessa forma antes de criarem as leis positivas que determinam a propriedade, o início ocorre desde os primórdios do homem na terra, quando o índio, por exemplo, abate um animal e, portanto faz com que a carne pertença a ele próprio que antes era direito comum de todos até que lhe dedicasse seu trabalho eobterá a propriedade da carne.
De acordo com Locke (1998), Deus concedeu as coisas na Terra em abundância para serem usufruídas, desde que não se estraguem assim tudo que exceda e venha a perecer pertence aos outros, pois nada foi feito por Deus para o que o ser humano destruísse.
Ao transferir a questão da propriedade para a própria terra, o filósofo acredita que a extensão de terra que umhomem pode cultivar produtos que vem dela mediante ao trabalho do homem, fazem a ser sua propriedade. “Deus e sua razão ordenaram-lhe que dominasse a Terra, isto é, que a melhorasse para o benefício da vida, e que, dessa forma, depusesse sobre ela algo que lhe pertencesse, o seu trabalho’’(LOCKE, 1998). Logo o trabalho e a propriedade estão totalmente ligados, pois quando Deus ordena o cultivo daterra é consequentemente dada a autorização para a apropriação e para isso naturalmente o ser humano necessita do trabalho e de materiais que vai utilizar para o trabalho é introduzido dessa forma por uma necessidade a propriedade particular.
Através de sua obra “Dois tratados sobre o governo” (LOCKE, 1998, cap. 5) acredita que a regra de propriedade de que cada homem deve ter o quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JOHN LOCKE
  • John locke
  • John locke
  • JOHN LOCKE
  • John Locke
  • John locke
  • John locke
  • John locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!