John Locke exerceu enorme influência sobre todos os pensadores de seu tempo.doc transferido com sucesso

637 palavras 3 páginas
John Locke exerceu enorme influência sobre todos os pensadores de seu tempo

Nascimento
29 de agosto de 1632
Wrington, Somerset, Inglaterra

Morte
28 de outubro de 1704 (72 anos)
Essex, Inglaterra

Escola/tradição
Empirismo britânico, Contrato social, Lei natural

Principais interesses
Metafísica, Epistemologia, Filosofia política, filosofia da mente, educação

Idéias notáveis
Tabula rasa; Lei natural; Direito à vida, liberdade e propriedade

Influências
Platão, Aristóteles, Avicenna, Ibn Tufail, Aquinas, Grotius, Samuel Rutherford, Descartes, Hooker, Hobbes, Irmandade polonesa

Influenciados
Hume, Kant, Berkeley, Paine, Smith e muitos filósofos políticos após ele, especialmente os pais fundadores dos EUA

Assinatura

Artesão do pensamento político liberal, Locke nasceu num vilarejo inglês, filho de um pequeno proprietário de terras. Estudou na escola de Westminster e em Oxford, que seria seu lar por mais de 30 anos. Os estudos tradicionais da universidade não o satisfaziam, mas aplicou-se. Foi admitida na Sociedade Real de Londres, a academia científica, em 1668, para estudar medicina: graduou-se seis anos depois, mas sem o título de doutor.

A maior parte de sua obra se caracteriza pela oposição ao autoritarismo, em todos os níveis: individual, político e religioso. Acreditava em usar a razão para obter a verdade e determinar a legitimidade das instituições sociais.

Quando Locke escreveu os "Dois Tratados sobre o Governo", a sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.

Também pretendia criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política. Para o pensador inglês, o que dá direito à propriedade é o trabalho que se dedica a ela. E desde que isso não prejudique alguém, fica assegurado o direito ao fruto do trabalho. Foram essas as bases da idéia de uma sociedade sem a interferência governamental,

Relacionados