John Locke Conhecimento E Educa Ao

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 26 de março de 2015
A grande e duradoura importância de Locke para a história do pensamento está no entrecruzamento de suas áreas de estudo. Assim, a defesa da liberdade individual, que ocupa lugar central na doutrinapolítica lockiana, encontra correspondência na prioridade que ele confere, no campo da educação, ao desenvolvimento de um pensamento próprio pela criança. Ele pregou a teoria da tabua rasa, que definea mente humana como uma folha em branco que vai se preenchendo ao adquirir experiências. Locke defendeu a liberdade do pensamento, incentivando as crianças a adquirir conhecimento a fim de ter suaspróprias conclusões sobre algo, mas desde que esta criança tenha se educado a ponto de poder tirar conclusões.
Locke influenciou diversas áreas da educação, ele influenciou principalmente a área daeducação física, ele acreditava que o corpo e a mente deveriam estar igualmente educados e treinados. Sua pedagogia realista recusa a retórica e os excessos da lógica, ressaltando o estudo da história,geografia, geometria e ciências naturais. Valoriza a educação física e, como médico e de saúde frágil, dá inúmeros conselhos para o fortalecimento do corpo, o aumento da resistência e do autodomínio.Para ele, o jogo constitui excelente auxiliar da educação, como exercício físico, desafio e possibilidade de superação dos próprios limites.
A educação assume um lugar de destaque que é expresso porLocke da seguinte maneira: A felicidade e a desgraça do homem são, em grande parte, sua própria obra. Aquele que não dirige seu espírito sabiamente, não tomará nunca o caminho certo, e aquele que cujocorpo seja doente e débil, nunca poderá avançar por ele. Reconheço que alguns homens têm uma constituição corporal e espiritual tão vigorosa e tão bem modelada pela natureza, que apenas necessitam deum auxílio dos demais.[...] Entretanto os exemplos deste gênero são bem escassos e penso que se pode afirmar de que todos os homens com os quais encontramos, nove partes de dez são que são, bons ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIA DO CONHECIMENTO DE JOHN LOCKE
  • John Locke e a ideias sobre o conhecimento,
  • John locke
  • JOHN LOCKE
  • John locke
  • John locke
  • JOHN LOCKE
  • John Locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!