Johann F Herbart

Páginas: 28 (6953 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841)1

Norbert Hilgenheger2

Nos países de língua alemã, o pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi teve dois grandes sucessores: Johann Friedrich Herbart e Friedrich Fröbel. Cheios de entusiasmo juvenil, os dois começaram seguindo o modelo fascinante do filantropo suíço. Cada um à sua maneira, ambos conseguiram mais tarde ir além do trabalho de Pestalozzi,abrindo à ação pedagógica novos caminhos, aliando estreitamente a teoria e a prática.
Pestalozzi entrou para a história da educação como o pai dos órfãos de Stans (Suiça) e o fundador da nova escola primária. Fröbel, além de sua filosofia pedagógica romântica, deu ao mundo o termo "jardim da infância". O perfil do educador e pensador pedagógico J. F Herbart pode, também, ser delineado a partir de umponto central marcante, a ideia de instrução educativa. Foi sua experiência de professor e educador que levou Herbart a esta idéia principal de sua teoria pedagógica, verdadeiro traço de união entre seu sistema filosófico e sua “pedagogia”.
Herbart como filósofo
Johann Friedrich Herbart nasceu em 4 de maio de 1776 na cidade de Oldenburg, situada ao norte da Alemanha, e morreu em 11 de agosto de1841 na cidade universitária de Göttingen. Entre 1794 e 1797, foi aluno do filósofo Johann Gottlieb Fichte (1762-1814) na Universidade de Iena. No entanto, o jovem Herbart rapidamente tomará distância da "teoria da ciência" e da filosofia prática de seu mestre. No terreno fértil das contradições do pensamento idealista, fará germinar sua própria filosofia realista. Herbart, no entanto, permaneceráem sua vida inteira fiel ao rigor intelectual de seu mestre Fichte, tentando, a exemplo dele, apresentar os elementos mais importantes de sua reflexão sob a forma de "deduções".
As principais obras filosóficas de Herbart são: Hauptpunkte der Metaphysik [Elementos essenciais da metafísica] (1806); Allgemeine Praktische Philosophie [Filosofia prática geral] (1808); Psychologie als Wissenschaft:neugegründet auf Erfahrung, Metaphysik und Mathematik [A psicologia como ciência, novamente fundada na experiência, na metafísica e nas matemáticas] (1824-1825) e Allgemeine Metaphysik nebst den Anfängen der Philosophischen Naturlehre [Metafísica geral com os primeiros elementos de uma filosofia das ciências da natureza] (1828-1829).
Em sua metafísica, Herbart retoma a doutrina das mônadas deGottfried Willhelm Leibniz. Levando em consideração os problemas levantados por Emmanuel Kant na Crítica da razão pura, Herbart busca em suas deduções metafísicas apreender o real pelos conceitos. A metafísica de Herbart compreende, especialmente, uma psicologia minuciosamente elaborada, que se tornou um marco na história desta disciplina. Herbart foi o primeiro a utilizar com uma lógica implacável osmétodos do cálculo infinitesimal moderno para resolver problemas da pesquisa filosófica. Segundo ele, a psicologia tem suas raízes na experiência, na metafísica e nas matemáticas. Sua ambição foi renovar, na psicologia, a proeza que Isaac Newton havia realizado na física. Embora a investigação psicológica empírica do século XIX não o tenha acompanhado, sua psicologia exerceu uma influência inegávelna psicologia empírica de Wilhelm Wundt, por exemplo, e (ou) na psicanálise de Sigmund Freud.
A filosofia prática de Herbart se caracteriza pelo fato de os juízos morais serem interpretados como julgamentos estéticos particulares. Os juízos morais expressam aprovação ou reprovação com base nas manifestações da vontade. As idéias morais não passam de juízos estéticos com base nas manifestaçõeselementares da vontade. Os juízos morais da vida cotidiana podem ser corrigidos em função de idéias éticas de perfeição, de liberdade interior, de boa vontade, de direito e de eqüidade.
Herbart exerceu, principalmente, suas atividades em Berna, na Suíça, de 1797 a 1800, em Bremen de 1800 a 1802, em Göttingen de 1802 a 1809, em Königsberg de 1809 a 1833 e, de novo, em Göttingen de 1833 a 1841. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia Geral, Johann Herbart
  • O alemão Johann Friedrich Herbart
  • Johann friedrich herbart
  • Johann Friedrich Herbart
  • Johann Friedrich Herbart
  • Herbart
  • Herbart
  • HERBART

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!