Johann joachin winckelmann

1437 palavras 6 páginas
SEMINÁRIO HISTÓRIA DA ARTE

Nome: Wagner Galesco

Johann Joachim Winkelmann (1717-1768)

Historiador de arte alemão e arqueólogo, que no início do "revival grego" exerceu profunda influência sobre o surgimento do movimento neoclássico no final do século 18. Winckelmann foi o fundador da arqueologia científica moderna e aplicou pela primeira vez as categorias de estilo de forma sistemática na história da arte. Winckelmann cristalizou seu famoso conceito da essência da arte grega - "nobre simplicidade e grandeza silenciosa" (Edle Einfalt und stille Grösse) - em “Reflexões sobre a imitação de obras gregas em Pintura e Escultura” (1755).

"A beleza é um dos maiores mistérios da natureza." (Winckelmann, em A História de Arte Antiga, 1764)
Johann Joachim Winkelmann nasceu em Stendal, Prússia, na pobreza. Seu pai, Martin Winckelmann, era sapateiro, e sua mãe, Anna Maria Meyer, filha de um tecelão. Os primeiros anos de Winckelmann foram cheios de dificuldades, mas sua sede de aprendizagem empurrou-o motivou nos estudos. Mais tarde, em Roma, quando ele era um estudioso famoso, ele escreveu: "Tenho sido mimado aqui, mas Deus me devia isso, na minha juventude eu sofri muito."

Aos 21 anos Winckelmann entrou na Universidade de Halle, onde estudou teologia. Ele ficou interessado em clássicos gregos já em sua juventude, mas ele logo percebeu que os professores não podiam satisfazer seus objetivos intelectuais neste campo. Enquanto em Halle, ele seguiu a palestras de Alexander Gottlieb Baumgarten, que cunhou o termo “estética”. Em 1740 Winckelmann começou a estudar medicina em Jena. Entre as aulas e às vezes durante a elas, trabalhou como tutor de idiomas em Osterburg, onde ele aprendeu sozinho francês.

Em 1743 Winckelmann foi nomeado mestre de vice-chefe do ginásio de Seehausen, mas desde o início, ele sentiu que seu trabalho com crianças não era sua verdadeira vocação. Além disso, seu salário era tão baixo que ele

Relacionados

  • Arte Neoclássica
    2070 palavras | 9 páginas
  • O Neoclássico e a Sociedade Industiral
    6694 palavras | 27 páginas