Jogos

Páginas: 17 (4063 palavras) Publicado: 14 de junho de 2014
OS JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

JESSICA BRUNA FAUSTINO MOURA
Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú
jeehmoura28@hotmail.com
ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA
Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú
alisson_slider@hotmail.com
JOSÉ OSMAR VASCONCELOS FILHO
Professor do Cursode Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú
profosmaruva@yahoo.com.br

RESUMO

Partindo da experiência do projeto de extensão Brincando e Aprendendo, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, onde o mesmo teve execução na instituição de ensino público EEIF Prof.Gerardo Rodrigues de Albuquerque, do município de Sobral-CE. Objetivou-se um melhor entendimento, sobre áimportância dos jogos lúdicos no desenvolvimento da criança na educação infantil, tendo em vista que neste município a disciplina Educação Física não existe, portanto não está inserida no cotidiano da escola de educação infantil. Partindo dessa observação pode-se verificar limitações das crianças por ausências de atividades práticas com foco o desenvolvimento motor. Durante as aulas do projeto foramutilizadas atividades apropriadas para a faixa etária das crianças, selecionados segundo uma proposta de diversidade de estímulos às habilidades motoras básicas as necessidades de interação e participação dos alunos. Ao término das aulas, notou-se mudanças como melhora em aspectos como participação, interação e uma contribuição significativa no processo de socialização. Sobre os aspectos ligados aodesenvolvimento motor, pode-se identificar dificuldades das crianças em executar jogos que necessitassem de equilíbrio, lateralidade. Isso reforça a importância da intervenção do professor de Educação Física na educação infantil, para que o mesmo possa ser promotor do desenvolvimento integral da criança, através de atividades lúdicas recreativas que integram corpo, cultura e linguagem corporal.Palavras-chave: Projeto Brincando e Aprendendo. Educação infantil. Jogos Lúdicos












INTRODUÇÃO
Ao longo da história, o jogo esteve sempre sendo utilizado de maneira útil pelas distintas sociedades, conservando os seus rituais e crenças, por meio das culturas e o meio social. Os Jogos Cooperativos incessantemente estiveram inclusos na sociedade, contudo começaram a ser maisengrandecido na década de 1950 nos Estados Unidos através do trabalho de Ted Lentz. No Brasil, um dos primeiros a gerar textos sobre Jogos Lúdicos foi o professor Fábio Otuzi Brotto (SOLER, 2003).
    Esse alvitre não pretende basicamente substituir o caráter competitivo pela cooperação, mas sim demonstrar outra forma de jogo, mais popular e maleável em que o interesse está na participação, nabrincadeira, na criação. Sem a pressão de ter que vencer sempre (BROWN, 1994).
Os progressos acadêmicos e teóricos na procura por propostas cooperativas na Educação Física são incontestáveis, entretanto não se pode deixar de consignar que ao menos insiste uma forte autoridade da lenda da competição e do procedimento de esportivização na Educação Física escolar (Correia, 2006a).
Nesse ambiente e aprocura de sobrepujar a visão abundantemente esportiva da Educação Física e a exasperação da competição, os Jogos Cooperativos são alegados como uma recente e importante proposta para o anfêmero da Educação Física escolar. Apesar de que ainda seja considerado um alvitre necessitado de estudos e de aprofundamento em alguns semblantes pedagógicos, filosóficos e sociológicos apresenta-se comoextremamente adequada as finalidade de uma Educação Física escolar não competitiva (Correia, 2006b; Darido, 2001).
A motivação deste trabalho é a analise de uma experiência vivenciada através do projeto de extensão “Brincando e Aprendendo”, produzido por acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, que tinha como objetivo desenvolver atividades de caráter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos
  • jogos
  • jogos
  • jogos
  • jogos
  • jogos
  • Jogos como
  • Jogos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!