Jogos e situações significativas para aprender matemática

Páginas: 26 (6268 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
Monografia – Tema: Jogos e situações significativas para aprender matemática


I- INTRODUÇÃO


1.1. Considerações Iniciais


Muito ouvimos falar e falamos em vincular teoria à prática, mas quase não o fazemos. Utilizar jogos como recurso didático é uma chance que temos de fazê-lo.
O presente estudo é referente a uma análise da necessidade de promover um ensino da Matemática vinculandoà realidade do aluno de forma a unir essa necessidade ao desejo e gosto por aprender Matemática. Entendemos que dessa forma estaremos contribuindo para o aluno sentir-se sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem.
Muitas dúvidas persistem entre educadores que procuram associar o jogo à educação: se há diferença entre jogo e o material pedagógico, se o jogo educativo empregado em sala de aulaé realmente jogo e se o jogo tem um fim em si mesmo ou é um meio de alcançar objetivos pedagógicos.
Associar jogos pode tornar certos conceitos bem mais claros e atrativos, sendo grande a variedade de temas do Ensino Fundamental que podem ser explorados com tais recursos. Além de ser uma atividade prazerosa e criativa, o uso deste recurso nos permite o desenvolvimento de habilidades deraciocínio, bem como organização, atenção e concentração, tão necessária para o aprendizado de matemática e para resolução de problemas em geral.
Assim, o jogo passa a ser visto como um agente do pensamento do aluno, aguçando sua capacidade de raciocínio, levando-o a agir e a saber tomar decisões, desenvolvendo desta forma não só o conhecimento matemático, mas até mesmo a sua linguagem, uma vez queprecisa se posicionar e debater algumas situações apresentadas a ele.


1.2. Problema


De que forma os jogos e os desafios podem se constituir em ferramentas de aprendizagem.


1.3. Questões Norteadoras


Como os jogos matemáticos podem despertar o interesse e entusiasmo no aprendizado da Matemática?
As atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o valorformativo do aluno, na Matemática e também no seu cotidiano?


1.4. Justificativa

No aprendizado da Matemática, os jogos são de grande relevância, numa visão construtivista, pois os jogos requerem concentração, e envolvimento mental; cálculos realizados durante um jogo são facilmente memorizados pelas crianças.
Se toda criança considerada normal é capaz de aprender, desde que concentradae realizando atividades de seu interesse, este deve ser, portanto, o caminho.
A interação social que os jogos proporcionam estimula o desenvolvimento cognitivo, tanto podem ser as situações práticas da vida diária, na escola ou fora dela.
Interessante também é levar o aluno a perceber que os desafios aparecem na nossa vida e que estamos sempre buscando caminhos, muitas vezes inadequados e atémesmo errados, até encontrarmos a melhor solução. O importante é que pesquisamos, avaliamos, formulamos hipóteses, tentamos vários caminhos e, dependendo da complexidade do desafio e da importância do resultado, mergulhamos de cabeça até conseguirmos resolvê-lo.

Se a educação não contribui para o desenvolvimento da inteligência, ela está obviamente incompleta. Entretanto, ainteligência é essencialmente a habilidade para resolver problemas: problemas científicos, quebra-cabeça, toda sorte de problema. O aluno desenvolve sua inteligência usando-a; ele aprende a resolver problemas resolvendo-os. (POLYA, 1980)



2 - percepção do universo infantil


2.1. CONHECENDO A VISÃO DA CRIANÇA


As crianças são naturalmente curiosas e têm o maior interesse em penetrarno mundo dos adultos, o que sem dúvida significa aprender coisas, conhecer fatos e aspectos desconhecidos, realizar atividades que as façam parecer “gente grande”. Essa mesma curiosidade por tudo que acontece a sua volta é demonstrando quando chegam à escola. Com o passar do tempo, porém, muitas dessas crianças vão perdendo a curiosidade e se tornando apáticas e desinteressadas no ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matematica significativa
  • Para aprender matemática
  • Matemática? Aprender para quê?
  • A aprendizagem significativa nas aulas de matemática
  • A arte de aprender com recreação e jogos
  • Jogos &matemática
  • jogos de matematica
  • Jogos de matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!