Jogos e Calculadora nas aulas de matemática

Páginas: 8 (1980 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER


Elizânia S. Campos
Rozenilda de Souza









JOGOS E CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA












BOA VISTA - RR






SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO..............................................................................................
2 JOGOS E CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE EDISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.........................................................................................................
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................1. INTRODUÇÃO

As tecnologias chegaram à escola. Hoje temos as chamadas TIC’s1 que se bem utilizadas podem servir como fortes aliadas na aprendizagem significativa dos alunos. Dentro de um aspecto multidisciplinar as tic”s aliadas a jogos matemáticos podem estimular o aluno a descobrir e compreender conceitos.
Além das tic”s é possível promover a aprendizagem utilizando-se do lúdico nasala de aula, tendo em vista que favorece para a criação de um ambiente de interação. O jogo, na Educação Matemática, “[...] passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem [...]. A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente” (MOURA, 1996, p.80).Essa afirmação nos faz considerar que o jogo é uma ferramenta atrativa dentro de novas metodologias de ensino. E o que dizer da utilização da calculadora como ferramenta de auxílio na resolução de jogos matemáticos?
Porém, a educação brasileira, mais especificamente na educação matemática vem sentido dificuldades em acompanhar as inovações tecnológicas. Uma das tic’s mais conhecidas e maispolemizadas no ensino da matemática é a calculadora, tendo em vista que no cotidiano escolar ainda causa divisões quanto aos benefícios ou malefícios na aprendizagem.
O uso da calculadora em sala de aula é um assunto complexo e antes de se perguntar se é correto que alunos utilizem ou não esse equipamento para resolver problemas de jogos matemáticos é preciso saber se o professor sabe fazê-lo tendoem vista ser ele quem coordena e motiva os alunos. Jogos e calculadoras fazem parte da vida do aluno. Quem em casa não tem uma calculadora por mais simples que seja e já não conferiu resultados de operações e cálculos matemáticos? A calculadora torna-se então um dos instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de aptidões, ligadas ao cálculo e utilizado em conjunto com jogos serve como meiofacilitador e incentivador do espírito de pesquisa, deve, porém ter sua utilização bem definida na sala de aula para que não se faça um uso excessivo sem que os alunos consigam ao menos realizar operações matemáticas mais simples sem o seu uso.
É importante que o professor saiba organizar atividades lúdicas que utilizem a calculadora como ferramenta útil para a aprendizagem pois quando a esta ou umdeterminado jogo em nada contribuem, devem ser evitados. Defende-se que é preciso aumentar a participação das crianças na produção de conhecimento, pois elas não suportam mais regras e técnicas que não faz sentido.


2 JOGOS E CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE E DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

As etapas abaixo descrevem atividades que tornam possível o uso dacalculadora como ferramenta para a compreensão de conteúdo que envolvem operações fundamentais e raciocínio lógico propícia para alunos do 7º ano (6ª série) da educação básica.
Atividade 1


È uma atividade de simples resolução, que possibilita usar de ordens dos números para encontrar o maior e menor produto. Além de ser uma atividade, que trabalha o raciocínio dos alunos. 
Através do uso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A utilização de jogos nas aulas de matemática
  • Os jogos nas aulas de matemática
  • O uso da calculadora nas aulas de matemática no ensino médio
  • Jogos e curiosidades matemáticas em sala de aula
  • Os jogos como recurso didático nas aulas de matemática
  • Jogos e brincadeiras para enriquecer as aulas de matemática
  • Jogos como recursos didaticos nas aulas de matematica
  • Os jogos como estratégia didáticas nas aulas de matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!