JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA











JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS








Acadêmicas: Vandeleusa Farias Lima
8º Semestre de Pedagogia
Trabalho relacionado a artigo
Prof.º Josivaldo Constantino dos Santos









SINOP
2014

JOGOS EBRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS


Vandeleusa Farias Lima

RESUMO

Além de ser um direito, o brincar é uma das coisas que a criança gosta. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança, dá prazer, relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades, e introduz no mundo imaginário. A criança não nascesabendo brincar, ela precisa aprender, por meio de interações com outras crianças e com os adultos. Conforme o artigo 9ª das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e a brincadeira, tais como a interação com a professora, com as crianças, com brinquedos e materiais, criança e ambiente e instituição, família e criança. Noprocesso de formação da criança alguns cuidados são essenciais na instituição, como o ambiente, procedimentos de cuidado com a segurança, conforto e proteção; oportunizando a elas desenvolver atitudes e procedimentos que valorizem o seu bem-estar, e o meio que brincam e aprendem.

Palavras-chave: Cuidado. Educação. Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras.

O brincar é a atividade principal do diaa dia. É importante porque dá o poder á criança para tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, os outros e o mundo, repetir ações prazerosas, partilhar brincadeiras com o outro, expressar sua individualidade e identidade, explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-lo, usar o corpo, os sentidos, os movimentos, as várias linguagens paraexperimentar situações que lhe chamam a atenção, solucionar problemas e criar.
Para Kishimoto (1994) a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilitaos processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
Assim, o cuidado nas escolhas das brincadeiras e jogos bem como os espaços para que estas se realizem implica em ensinar aos alunos a cuidar de si e do outro, e ao professor a não perder de vista a noção da realidade, as possibilidades e limitações de cada criança.
Leonardo Boff (2007) diz que o cuidado está alémde atos, cuidar é atitude, é atenção, zelo, desvelo. Representa posicionar-se a favor de alguém, preocupar-se, responsabilizar-se e envolver-se com o outro.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil nos diz que:

Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Dissodepende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. (1998, p.25)

Compreender o imaginário social da criança, sua criatividade, seu desenvolvimento motor, propiciar interação social, aprendizado de regras, assim como novas possibilidades de brincadeiras, escolher um espaço adequado para a realização das brincadeiras e jogos, perceber como estas atividades possibilitam odesenvolvimento de ações afetivas e cognitivas na criança, favorecendo uma integração com sua realidade, são ações que requerem cuidado, pois de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil:

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula 4 e 5 ano jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil de 0 a 6 anos
  • Plano de aula educação infantil 4 a 5 anos
  • jogos e brincadeiras na educação infantil
  • O jogo e a brincadeira na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!