jogos e brincadeiras educação física

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
JOGOS E BRINCADEIRAS

Quando existe a referência a jogos e brincadeiras, pode-se definir esses momentos como passatempos e divertimentos, que estão sujeitos a regras para definir e organizar aparticipação de todos.  O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, acriança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.A brincadeira se distingue por alguma estruturação e pela utilização de regras. É uma atividade dominante na infância, é a forma pela qual a criança começa a aprender secundariamente, é onde teminício a formação de seus processos de imaginação ativa e, também, onde ela se apropria das normas de comportamento que corresponde a certas pessoas. É considerada uma forma de atividade social infantilque fornece uma ocasião educativa única para as crianças. Durante a brincadeira as crianças podem “pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano que pode ser tanto coletiva quantoindividual”. Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, adotar as próprias regras, por fim, existemaior liberdade de ação para as crianças.
As brincadeiras recreativas distinguem-se dos jogos por terem regras simples e flexíveis, não se necessitando de quadras, tabuleiros, instruções, treinamento,peças ou dispositivos especiais para delas se participar.
A concepção de jogo está integrada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e estabelecida por umprincípio de regras mais explícitas. Uma particularidade importante do jogo é o seu emprego tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma agregação mais exclusiva com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e brincadeiras Educação Fisica
  • Jogos e brincadeiras para educação fisica
  • jogos e brincadeiras na educação física escolar
  • Jogos, brincadeiras, e educação física no seu tempo.
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
  • A importância do jogo e da brincadeira na educação física infantil
  • JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!