Jogos e Brincadeiras de crianças de 6 a 8 anos

Páginas: 4 (949 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
- Introdução.
É por volta dos 6 a 8 anos de idade que a criança passa do auto conceito concreto para o auto conceito abstrato, libertando-se gradativamente da supervisão dos pais ou professores,passando a experimentar novos riscos, detectar emoções mais complexas e, consequentemente, acontece um aperfeiçoamento na qualidade dos vínculos relacionais que se tornam mais duradouros.
Esta fase émarcada pela entrada da criança no aprendizado mais formal, pois ela compreende e elabora tudo o que vivencia e lhe é ensinado. É conhecida como a fase de latência, na qual a sexualidade e quandoocorrem grandes conquistas cognitivas, ler e escrever. Ela passa a vivenciar a socialização comunitária caracterizada pelo afastamento da intimidade da família, ampliando assim suas relações.
A criançanessa fase torna-se mais critica, especialmente em relação a família e a escola, e mais curiosa. É a fase do porque de tudo, o questionamento é saudável, a curiosidade da criança precisa serestimulada pelos pais e escola, pois ela é a base da aprendizagem.
A criança percebe que ela não é o centro do mundo e que este é composto por outras pessoas e objetos. Ela passa a considerar o outro,melhorando a convivência.
O ser humano necessita do contrato com outras pessoas, pois é através da interação social que se desenvolve a linguagem reconhecem-se as habilidades e ampliam os conhecimentos.Para a criança, o conflito físico, social e a comunicação são fundamentais no seu desenvolvimento e uma das maneiras mais eficazes dela estabelecer este contato é pelo brincar.
O brincar não é umatarefa simples, pois o que pode ser considerado como brincar para alguns pode não ser para outros. O termo brincar é utilizado para indicar o comportamento da criança, deva designar a caracterização daatividade. O brincar é uma situação que gera prazer, é espontânea e tem prioridade das crianças.
O brincar é qualquer desafio que é aceito pelo simples prazer do desafio. O brincar infantil para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e Brincadeiras
  • Brincadeiras para crianças de 7 a 8 anos
  • Jogos e Brincadeiras de 0 a 6 anos
  • Natação para crianças de 6 a 8 anos
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil de 0 a 6 anos
  • jogos e brincadeira de criança de 0 a 5 anos
  • A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS DE 6 À 8 ANOS
  • 6 JOGOS E BRINCADEIRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!