Jogos e brincadeirads tradicionais

12897 palavras 52 páginas
INTRODUÇÃO

Por um longo período, a infância foi marcada com os jogos e brincadeira tradicional era possível perceber a união das gerações mais velhas sob as mais novas. Porem a sociedade sofreu grandes transformações e os jogos e brincadeiras tradicionais aos poucos foram desaparecendo, sendo assim sentimos as necessidades de resgatá-los e verificar com qual objetivo os jogos e brincadeiras tradicionais são trabalhados nas redes de ensino.
Esta é uma maneira de observá-los como a sociedade tem utilizado os jogos e brincadeiras tradicionais, já que diante de tantas mudanças não é mais possível presenciar avós transmitindo essa riquíssima "bagagem" cultural aos seus netos. Outro fator que nos levou a pesquisar os jogos e brincadeiras tradicionais dentro das intuições é o fato do brincar ser essencial na vida das crianças e na atualidade a maioria das crianças somente tem acesso a estes tipos de brincadeiras e jogos tradicionais "em ambientes escolares".
Já nas classes menos favorecidas não generalizando, algumas crianças precisam assumir o papel dos pais, deixando as brincadeiras e assumindo o trabalho, deixando passar o seu tempo adequado para se desenvolver. E na classe média muita mães tendo que trabalhar deixam seus filhos nas creches e no termino do período voltam para suas casas, onde a jornada de trabalho continua, não tendo tempo de compartilhar com seus filhos as brincadeiras que nas quais brincavam. Já na classe alta os pais montam uma rotina diária de deveres e atividades para que seus filhos cumpram atividades como: aula de informática, inglês, espanhol, ballet, judô e natação entre tudo isso ainda colocam a suas disposições computadores, games variados, televisões e brinquedos de ultima geração fazendo com que as crianças vivam como adultos em miniaturas.
Pelo motivo que computadores vídeo games, televisões e brinquedos de ultima geração apagam completamente as brincadeiras e jogos tradicionais, sendo assim percebemos a importância de

Relacionados