Jogos populares regionais

Páginas: 29 (7091 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE DE SÃO PAULO
UNIESP


RECREACÃO E LAZER
JOGOS POPULARES TRADICIONAIS




ANA PRISCILA E SILVA MARTINS
EDUARDO FERNANDES DE MATOS
RENATO DOS REIS
VALMIR DE SOUZA
WILLIAM DAS DORES




SÃO PAULO
2013




















Oh ! Que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !

Casimiro deAbreu





























Sumário



Introdução 4

1. Jogos Populares Tradicionais. 5

2. Jogos Populares e Tradicionais Brasileiras. 7

2.1. Jogos Tradicionais doNorte. 8

2.2. Jogos Tradicionais do Nordeste. 10

2.3. Jogos Tradicionais do Centro Oeste. 14

2.4. Jogos Tradicionais do Sudeste. 18

2.5. Jogos Tradicionais do Sul.20

3. Anexos: Planos de Aulas. 24

4. Anexos: Fotos. 28

5. Referencias Bibliográficas. 33Introdução

No livro Mãe da Rua, escrito por Ettore Botiini, ele retrata uma infância que não existe mais, aonde o quintal de uma criança ia até a esquina da rua. Hoje não vemos mais crianças nas ruas a correr e a brincar, todas estão aprisionadas em casa, dentro de quatro paredes, pois o drama da violência esta cada dia presente na vida dos que vivem nas grandes e pequenas metrópoles.Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos aponta que 84% dos pais brasileiros acham que as crianças devem se preparar desde cedo para o mercado de trabalho, deixando as brincadeiras de lado, inserirem as crianças em atividades extras curriculares, aulas de idiomas, informática entre outros. E 97% dos pais citam que televisão, o DVD, os vídeos em casa são as brincadeiras das crianças.

Um direitodas crianças é o brincar, direito instituído por lei, no entanto esse direito está sendo tirado a cada dia que passa. E a escola como instituição de ensino, lugar de transmissão das culturas humanas tem como dever ensinar as crianças às diversas maneiras de brincar, para que esse legado cultural não se perca com o tempo.

Esse trabalho tem como objetivo resgatar os Jogos Populares Regionais doBrasil afim que possa ser utilizados em aulas de Educação Física.



























1. JOGOS POPULARES TRADICIONAIS



Jogo popular é todo aquele que é praticado pelo povo, e o jogo tradicional é praticado por todas as classes sociais. A origem do Jogo popular pode ser remota, é encarado como uma competição onde o prazer estar normalmente presente. O homemliberta-se das tensões diárias e da fadiga provocadas pela monotonia do trabalho.

Trata-se de um momento de lazer e de diversão, o jogo popular pode desempenhar um papel muito importante no que respeita a identificação dos traços culturais de uma determinada região.

Relacionam-se com a vida, o cotidiano das pessoas. Podem considerar não apenas uma forma lúdica, mas um meio de convivência e deocupação dos tempos livres. Tinham como objetivo prioritário a distração. Porém, os jogos populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.

Os jogos populares e tradicionais chegaram até nós transmitidos verbalmente de geração em geração ao longo de décadas e séculos. Os seus temas baseavam-se nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos populares
  • Jogos populares
  • Jogos populares
  • jogos populares
  • Jogos Populares
  • Jogos populares
  • os jogos populares
  • OS JOGOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!