Jogos dramáticos e psicodrama

Páginas: 19 (4568 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2014
Objetivo
Conhecer o conceito de psicodrama, jogos dramáticos e suas características. Assim com base nele proporcionar uma vivência em sala de aula.

Metodologia
Para a realização do trabalho foram necessárias a leitura de um livro como base e pesquisa complementar via internet de artigos relacionados ao tema.

Justificativa
Como graduandos em Terapia Ocupacional, é importante entendero conceito de psicodrama e jogos dramáticos e suas dimensões, para assim, podermos aplicá-lo em um futuro próximo, se trabalharmos coordenando um grupo. Dessa forma, saberemos como promover uma melhor interação entre os participantes e uma forma de fazer que as interrupções não atrapalhem o desenvolvimento da tarefa, lidando com os possíveis problemas que possam surgir.Introdução

Desde a criação do ser humano, ele passa a maior parte do tempo de sua vida interagindo e convivendo com distintos grupos, estabelecendo assim vínculos diversos. Estes grupos se iniciam no próprio contato familiar do indivíduo, assim que ele nasce, e no decorrer dos anos há uma ampliação destes, ao incluir-se no convívio escolar e social.
A prática psicodramática, em suasinúmeras modalidades, começa pelo envolvimento das pessoas com o tema ou com a experiência a ser vivenciada, através de lembranças ou histórias do cotidiano dos indivíduos.
Jacob Levy Moreno foi o responsável pela criação, implantação e divulgação do mesmo, sendo o maior referencial teórico até os dias atuais.





















1. Psicodrama

Jacob Levy Moreno criouo Psicodrama a partir de sua experiência na ala de psiquiatria de um hospital, onde trabalhou quando se formou em medicina. Criou o Teatro Dramático de Viena/Áustria, que seria uma nova modalidade de expressão catártica instrumentada no exercício da espontaneidade e fundamentada na "Teoria de Papéis". Com isso, surgiu o Método de abordagem dos Conflitos Interpessoais no âmbito do grupo, queatualmente se denomina de "Método Psicoterápico de Grupo".
A prática psicodramática, em suas inúmeras modalidades, começa pelo envolvimento das pessoas com o tema ou com a experiência a ser vivenciada, através de lembranças ou histórias do cotidiano dos indivíduos.
Cabe ao diretor manejar as técnicas psicodramáticas, como recursos de ação, para garantir o envolvimento do grupo e a escolha da cenaprotagônica, que refletirá a experiência dos presentes. Ele vai convidando todos para participarem na criação conjunta do enredo, favorecendo a emergência da realidade grupal.
Neste sentido, o Psicodrama é facilitador da manifestação das ideias, dos conflitos sobre um tema, dos dilemas morais, impedimentos e possibilidades de expressão em determinada situação. Fundamentado na teoria do momento e noprincípio da espontaneidade, promove a participação livre de todos e estimula a criatividade na produção dramática e na catarse ativa.
Finaliza-se com os comentários, inicialmente dos participantes da cena e depois do grande grupo, com a identificação da realidade que acaba de ser vivenciada e com o levantamento de soluções possíveis para as questões abordadas.


2. História: Jacob Levy MorenoA técnica do Psicodrama começou a ser sistematizada por Jacob Levy Moreno, médico psiquiatra, nascido na Romênia em 1889, onde se formou em medicina com 28 anos.
Interessou-se pelo Teatro onde, segundo ele, "existiam possibilidades ilimitadas para a investigação da espontaneidade no plano experimental". Fundou, em 1921, o Teatro Vienense da Espontaneidade, experiência que constituiu a basede suas idéias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama.
A proposta do Teatro da Espontaneidade era de criar uma representação espontânea, sem texto pronto e decorado, com os atores criando no momento e assim relacionando-se com a platéia. A partir daí ele criou o "jornal vivo", em que dramatizava as notícias do jornal diário junto com o grupo participante, lançando naquele momento as raízes do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos dramáticos
  • Jogos dramaticos
  • Jogos dramaticos
  • O Jogo Dramático
  • Jogos dramáticos
  • Jogos dramáticos
  • Jogo Dramático e Jogo Teatral: Especificidades.
  • Fichamento de "o jogo dramatico infantil"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!