Jogos de oralidade

Páginas: 108 (26820 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
CURSO: NORMAL 3º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA DA LINGUAGEM

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ORALIDADE – ELABORAÇÃO DAS ALUNAS

Bibiana
Oralidade
Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas deroda, ou faladas, como trava-línguas  e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de 4 e 5 anos de idade:falar e escutar, práticas de leitura e práticas de escrita. Assim, num bom trabalho com esse tema a oralidade, a leitura e a escrita são apresentadas às crianças de forma integrada e complementar. O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças.

CHAMADA COM FOTO
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.Material: Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.
Descrição: Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pegaum cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre umabase de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

CADÊ? ACHOU!
Tempo: Enquanto durar o interesse daturma.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Material: Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala).
Objetivo: Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.
Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar deesconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

De 0 a 3 anos
Crianças: A partir de quatro meses
Tempo: 30 minutos, espaço: Sala de atividades, pátio ou jardim.
Objetivos: reconhecer o próprio nome e reforçar o vinculo com o educador. Escolha uma música naqual você pode incluir o nome das crianças.
Exemplos: “se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar já é a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vá se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

Hora da colheita
A partir de Três anos
Tempo: Uma horaEspaço: Sala de atividades
Material: cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho e vasilhas ou cestinhos coloridos.
Objetivos: integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas
Preparação: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeiras e jogos que contribuem com a oralidade
  • Oralidade
  • Oralidade
  • Oralidade
  • Oralidade
  • Oralidade
  • Oralidade
  • oralidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!