jogos coopertivos

966 palavras 4 páginas
JOGOS COOPERATIVOS
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. Aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado. São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupos por não existir uma faixa etária específica em cada jogo, desde crianças até adultos. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.
A palavra chave para que possamos cooperar é confiar, ou seja, fiar juntos, já que a confiança é a matéria prima da cooperação. Este tipo de jogos têm várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho em grupo. Libertam da competição, da eliminação, libertam para criar e libertam da agressão física.
JOGOS COMPETITIVOS
Jogos Competitivos se referem a jogos organizados através de competições que exijam habilidades, trabalho em equipe e auto aprimoramento, especialmente em um campeonato. Tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, Um dos problemas dos jogos competitivos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, sua aceitação é muito relacionada com o fato de ganhar ou perder, provocando assim alto nível de angústia e agressividade. Os jogos competitivos, por sua vez, também têm seu papel educacional, quando nos ensinam a lidar com a competitividade existente dentro de nós. Compreender a competição e as emoções relacionadas a ela num ambiente assistido, no espaço da aprendizagem, é uma oportunidade para que se passe a lidar com a realidade do

Relacionados

  • As Tr S Dimens Es Do Conte Do Na Educa O Fisica Jogos Coopertivos
    335 palavras | 2 páginas