Jogo em cena

Páginas: 48 (11836 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
JOGO EM CENA: O PRAZER DE BRINCAR AO PRAZER DE APRENDER

Para iniciar, um conto:

Duas crianças estavam patinando em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam, sem preocupação.
De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água. A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todasas suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: Como você fez? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!”
Nesse instante, apareceu um ancião e disse: “Eu sei como ele conseguiu.”
Todos perguntaram: ”Como?”
O ancião respondeu: ”Não havia ninguém ao seu redorpara lhe dizer que não poderia fazer...”
“SE PODES IMAGINAR, PODES CONSEGUIR.”
Albert Einstein

RESUMO

O presente trabalho aborda a importância de brincar na educação infantil, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e conhecimento historicamente constituído, jáque o lúdico é eminentemente cultural. O brinquedo e a brincadeira são muito importantes na interação da criança. A brincadeira em grupo serve para socializar as crianças e a compreensão de regras. Elas aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos. É importante que os professores tenham conhecimento do saber que a criança construiu na interação do ambiente familiar esociocultural e assim adotar na sua prática pedagógica as brincadeiras, brinquedos , para que as crianças desenvolvam, construam, adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas.


Palavras-chave: Brinquedos, Brincadeiras, Interação, Socialização, Brincar.










1- INTRODUÇÃO


O brincar é essencial no desenvolvimento infantil. A brincadeira é uma linguagem pela qual acriança expressa como vê o mundo que a cerca.Ela é complexa, pois para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata e atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. “A brincadeira é uma imitação da realidade no plano das emoções e das ideias de uma realidade anteriormente vivenciada“.( BRASIL, 1998).
Por meio do jogo simbólico, da fantasia e da imaginação, a criança compreende o mundo e a si mesma, acumulando em sua memória um repertório próprio de conhecimento e experiências pessoais cada vez maiores.
A brincadeira tem uma importância fundamental na construção do intelecto e do equilíbrio emocional da criança, contribuindo para a sua afirmação pessoal e integraçãosocial. Nessa perspectiva, compreendemos o brincar como elo integrador e socializante no trabalho da educação infantil, o qual desenvolve a autonomia e os processos de criação.
A ação de brincar é cultural e, portanto, não deve se transformar em atividade sistematizada e estruturada pelo professor, pois acabará limitando o desenvolvimento sensível e expressivo da criança.
As brincadeiras emconjunto vêm a ser a melhor experiência de socialização, uma vez que, para fazer parte do grupo, é preciso aprender gradativamente a controlar os próprios impulsos. Além disso, a visão de mundo deixa de partir de um único foco, voltado para si mesmo, para se expandir para outras formas. É pelo brincar que o ser humano se torna capaz de viver numa ordem social e num mundo culturalmente simbólico. Obrincar é o processo educativo mais amplo; influencia o intelecto, o emocional e o físico, desenvolve a iniciativa, a imaginação e o interesse.
A instituição educativa precisa pensar no brincar como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil. A criança precisa ter tempo para brincar e de espaços adequados para que possa manifestar-se expressivamente e tenha outras crianças pra interagir,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA JOGO DE CENA
  • Analise do filme Jogo de Cena
  • Jogo de cena- eduardo coutinho
  • O papel da mimesis no discurso cinematográfico do documentário jogo de cena (2007) de eduardo coutinho.
  • Aquela cena
  • cenas
  • cenas
  • cenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!