Jogo Dramático e Jogo Teatral: Especificidades.

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015



Jogo Dramático e Jogo Teatral: Especificidades.

Os jogos teatrais são procedimentos lúdicos com regras explícitas. Para entender a diferença entre o jogo teatral e o jogo dramático, é preciso lembrar que a palavra teatro tem sua origem no vocábulo grego theatron, que significa “Local de onde se vê” (platéia). Já a palavra drama, quer dizer “eu faço, eu luto”. No jogo dramático entresujeitos, portanto todos são fazedores, da situação imaginária, todos são atores.
No jogo teatral, o grupo de sujeitos que joga pode dividir em equipes que se alternam nas funções de jogadores e de observadores; ou seja, os sujeitos jogam para outros que os observam.
Diferentemente do jogo dramático, o jogo teatral é intencional e explicitamente dirigido para observadores, isto é, pressupõe aexistência de uma platéia. Todavia, tanto no jogo dramático de representação dramática ou simbólica desenvolve-se na ação improvisada e os papéis de cada jogador na são estabelecidos. A priori, mas emergem das interações que ocorrem durante o jogo.
O princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja, a comunicação que emerge da espontaneidade das interações entre sujeitos engajadosna solução cênica de um problema de ativação.

A Proposta de Viola Spolin

O sistema de jogos teatrais da Atriz, Professora e Diretora de Teatro Norte.
Americana foi difundida a partir dos anos 60. Viola Spolin enfatizou a dimensão improvisacional do fazer teatral e destacou a importância das interações intersubjetivas na construção do sentido da representação cênica e na apropriação dealgumas convenções teatrais.
Os problemas de ativação cênica apresentados em sua proposta exigem objetividade e clareza de propósitos por parte dos jogadores empenhados em resolvê-los ativamente ou corporalmente. Para isso, ela introduziu algumas noções fundamentais necessárias à operacionalização do ser sistema.
Que são:
1. O foco ou o ponto de concentração do jogador durante a busca de soluçãopara os desafios postos pelo orientador.
2. A instrução do professor dos trabalhos durante a resolução do problema pelos jogadores.
3. A platéia ou os observadores do jogo teatral, constituída por parte dos jogadores que integram o grupo de trabalho com a Linguagem Teatral.
4. Avaliação coletiva dos resultados obtidos, compartilhada por todos os membros do grupo. Jogadores –atuantes e jogadores –observadores.

O trabalho que Viola Spolin dentro do seu sistema permite que os alunos/atores experimentem o fazer teatral quando jogam desenvolvam: a apreciação, e compreensão estéticas da Linguagem Cênica, quando assistem a outros jogarem e contextualizem historicamente seus enunciados estéticos durante a avaliação coletiva quando também se auto-avaliam.

Onde = Lugar e/ou ambiente
Quem =Personagem e/ou relação
O que = Atividade

Viola sugere que o processo de atuação no teatro deve ser baseado na participação em jogos. Por meio do envolvimento criado pela relação do jogo, o participante desenvolve liberdade pessoal dentro do limite de regras estabelecidas e cria técnicas e habilidades pessoais necessárias para o jogo. À medida que interioriza essas habilidades e essa liberdadeou espontaneidade, ele se transforma em um jogador criativo.
Os jogos são sociais, baseados em problemas a serem solucionados. O problema a ser solucionado é o objeto do jogo.
As regras do jogo incluem a estrutura – onde, quem, o que e o objeto que é o foco mais o acordo de grupo.
O processo de spolin se fundamenta no jogo e na ação improvisada. O que diferencia o método é a seqüência gradualde problemas solucionados, que levam não apenas à liberação da ação lúdica. Mas, também a decodificação da estrutura da Linguagem através do foco ou ponto de concentração do ator.
O teatro, que constitui uma forma de arte complexa, pode ser isolados em segmentos para que sejam completamente explorados. O foco é a bola com a qual todos participam do jogo.

O termo foco equivale a ponto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos dramáticos e teatrais: qual a importância desses jogos na vida educacional da criança?
  • Jogos dramáticos
  • Jogos dramaticos
  • Jogos dramaticos
  • O Jogo Dramático
  • Jogos dramáticos
  • Jogos dramáticos
  • Jogos teatrais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!