JOGANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
Escola Maria Montessori – APAE/Anápolis

PROJETO: JOGANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

“Nossas crianças aprenderam a movimentarem-se entre as coisas sem esbarrar nelas, a correr, sem produzir ruído, tornando-se espertas e ágeis. E sentiam prazer pela própria perfeição. O que lhes interessava era descobrirem a si mesmas, as suas possibilidades, e se exercitarem numa espécie de mundo ocultocomo é o da vida que se desenvolve”. (Maria Montessori, 1987, p.64).


TEMPO DE EXECUÇÃO: Fevereiro a Dezembro de 2014

JUSTIFICATIVA:
Todo educando traz em si a necessidade de aprender e vivenciar experiências novas.  Pensando nisto, nós professorasdo AEE, Atendimento Educacional Especializadoda Escola Maria Montessori, resolvemos trabalhar de forma lúdica, divertida e acolhedora paraauxiliar os educandos em seu processo de aprendizagem. O projeto vem com a proposta de levar o educando a vivenciar brincadeiras, jogos, músicas, filmes e histórias, favorecendo o seu desenvolvimento global.
Assim, o ato de jogar e brincar tornam-se indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da socialização, da iniciativa e da auto-estima.
O projeto irá potencializar eampliar as possibilidades do educando em criarlaços afetivos, ensinar, ajudar, competir, aprender, crescer e se desenvolver através da interação com o outro.
De acordo com Jerome Bruner (1915), o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas ideias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. Bruner afirma que o conhecimento de mundo fundamenta-se num modelorepresentativo da realidade conforme três técnicas: ação (física), imagem (associação e representação) e símbolo (transposição das experiências para a linguagem). Para isso, se faz necessário que as atividades propostas sejam significativas para o aluno, utilizando sempre reforços naturais que estimulem o conhecimento por prazer.
Segundo a visão pedagógica de Maria Montessori (1870 – 1909), oaluno trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente tensões, sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida. Defende permanentemente o direito do aluno de procurar e encontrar seu próprio ritmo de aprendizagem, já que o potencial de aprender está em cada um de nós. Assim, o método montessorianopropõe desenvolver a totalidade do aluno e não somente suas capacidades intelectuais. Além disso, preocupa-se com a capacidade de iniciativa de deliberação e conquistas independentes e componentes emocionais.
Portanto, ao utilizarmos jogos, músicas, brincadeiras, filmes e histórias como atividades de desenvolvimento humano, permitimos uma participação dessa forma de aprendizagem, com o compromissodo buscar pedagógico, transformando e contextualizando-o num exercício crítico e consciente do aprender.

OBJETIVO GERAL:
Promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias á aquisição de conhecimentos, por meio das experiências de jogos, brincadeiras, músicas, filmes e historias, oportunizando ao aluno a vivencia lúdica para evolução da linguagem, do pensamento, dasocialização, da iniciativa e da autoestima.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Eu e a leitura:
Reconhecer a sua identidade pessoal: nome, história do nome, data de nascimento, etc.
Vivenciar atividades que possibilitem ao aluno ajustar-se socialmente.
Desenvolver a capacidade de pensar e expressar ideias de maneira verbal e/ou não verbal.
Enriquecer o vocabulário, favorecendo a sociabilização, acompreensão de ordens, avisos, comunicações, instruções.
Perceber letras contidas dentro das palavras estabelecendo a relação entre os sons da fala e as letras.
Conhecer as variedades de combinados de letras utilizadas para escrever.
Reconhecer o próprio nome e o dos colegas.
Identificar e nomear as letras do alfabeto em diferentes situações.
Acompanhar a leitura de um texto mesmo que não o faça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincando tambem se aprende
  • Brincando também se aprende matemática
  • Brincando também se aprende
  • Matemáica: brincando também se aprende
  • O lúdico na matemática;Brincando também se aprende
  • É brincando que se aprende
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • Brincando Que Se Aprende

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!