joganddooo

1251 palavras 6 páginas
Mileto (2006) complementa também que “as circunferências corporais podem ser utilizadas na predição do percentual de gordura e para quantificar a variação de mudanças no perímetro corporal ocorrendo um erro que fica algo entre 2,5 a 4%”. Fernandes Filho (1999) e Martins & Giannichi (2003) descrevem diversos protocolos que utilizam as medidas da circunferência com equações bem definidas para o cálculo do percentual de gordura:

Outro protocolo que utiliza das medidas de circunferência e objeto de nosso estudo é:

De acordo com Fernandes Filho (1999, p.61-70), o percentual de gordura pode ser calculado diretamente através do uso das três constantes A, B e C apresentadas nas tabelas específicas para mulheres de 17 a 26 anos, mulheres de 27 a 50 anos, homens de 17 a 26 anos e homens de 27 a 50 anos. Os valores correspondentes aferidos na circunferência e localizados nas tabelas deverão ser substituídos nas equações apresentadas acima para obtenção dos resultados. Segundo a orientação de McArdle (2008), para coletar corretamente as circunferências, a fita métrica deve ser aplicada levemente na superfície cutânea de maneira que fique justa, porém, não apertada, evitando assim a compressão da pele e preconiza também a obtenção de duplas mensurações em cada local de acordo com o protocolo para obter a média dos escores.

A partir dessas orientações podemos observar uma complexidade na utilização do protocolo devido à dificuldade prática em encontrar os valores específicos dispostos em cada tabela para cada situação. Neste instante faz-se necessário da adaptação das equações anteriores a fim de dispensar a utilização das tabelas, para isso será necessário a definição de doze multiplicadores com base em cada constante (três para cada equação) a fim de simplificar o uso deste protocolo.
Metodologia
De acordo com o Protocolo de Katch & Mcardle (1984) utilizamos 04 situações: Mulheres de 17 a 26 anos, Mulheres de 27 a 50 anos,

Relacionados