jocima

308 palavras 2 páginas
Metáfora: É a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.

Assonância : É uma figura de linguagem ou um recurso sonoro que consiste em repetir sons de vogais em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A assonância é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas.Ex: ‘’João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento’’

Aliteração: repetição de um determinado som nos versos ou frases. Ex: ‘’o rato roeu a roupa...’’

Paranomásia ou paronomásia : é uma figura estilística que consiste no emprego de palavras parônimas numa mesma frase, fenômeno que é popularmente conhecido como trocadilho.Ex: ‘’As têmporas da maçã, as têmporas da hortelã, as têmporas da romã, as têmporas do tempo, o tempo temporã’’.

Polissíndeto: repetição da conjunção entre os termos da oração. Ex.: “nem o céu, nem o mar, nem o brilho das estrelas”.

Hipérbato : Também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.Ex:"Aquela triste e leda madrugada"

Ironia: Afirmação contrária daquilo que se pensa. Ex.: É um santo! (para alguém com mau comportamento)

Antítese: palavras de sentidos opostos. Ex.: bom/mau

Bibliografia

http://www.significados.com.br/metafora/

http://pt.wikipedia.org

Relacionados

  • historia
    1957 palavras | 8 páginas
  • câncer do colo de útero (HPV)
    45660 palavras | 183 páginas