Joaquim Levy Anuncia Meta Do Super Vit Para 2015

533 palavras 3 páginas
Joaquim Levy anuncia meta do superávit para 2015
Nova meta corresponderá a 1,2% do PIB no próximo ano. Nelson Barbosa, futuro ministro do Planejamento, afirma que trabalhará para melhorar eficiência dos gastos públicos

Anunciados nesta quinta-feira 27, o novo ministro da Fazenda Joaquim Levy e o novo ministro do Planejamento Nelson Barbosa declararam quais as prioridades para a nova política econômica brasileira.
Levy anunciou que a meta do superávit primário corresponderá a 1,2% do PIB no próximo ano. Segundo o novo ministro, em 2016 e 2017, o setor público se comprometerá com uma meta de esforço fiscal de pelo menos 2%. A meta, de acordo com Levy, é necessária para assegurar a continuidade da redução da dívida líquida do setor público em relação ao PIB.
O ministro, no entanto, reconheceu que é impossível alcançar esse nível de esforço fiscal no próximo ano. “Em 2015, a melhora do superávit primário alcançada não deve permitir chegar ao valor de 2% do PIB. Deve-se trabalhar com meta de 1,2%, na forma das estatísticas do Banco Central. Para 2016 e 2017, a meta não será menor que 2% do PIB”, explicou. O superávit primário é a economia de recursos para pagar os juros da dívida pública e permite a redução do endividamento do governo no médio e no longo prazos.
Levy também comprometeu-se a ser transparente na divulgação dos dados das contas públicas. Segundo ele, o acesso pleno às informações facilita a tomada de riscos pelas famílias, pelos consumidores e pelos empresários, principalmente nas decisões de investimento. “Alcançar essas metas é fundamental para ampliar confiança na economia brasileira. Isso permite ao país consolidar o crescimento econômico e melhorar as conquistas sociais realizadas ao longo dos últimos 20 anos”, explicou.
Para a pasta de Planejamento, o novo ministro Nelson Barbosa prometeu promover o crescimento da economia brasileira, com controle rigoroso da inflação, estabilidade fiscal e geração de empregos. “Como desafio mais imediato,

Relacionados

  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas