joaocts

4358 palavras 18 páginas
joao carloskhdddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd- ddddddddddddddddddddddddddddddd“No primeiro ciclo o trabalho do professor centra-se na análise das hipóteses levantadas pelos alunos e na exploração das estratégias pessoais que desenvolvem para resolver situações-problema, neste ciclo ele pode dar alguns passos no sentido de levar seus alunos a compreenderem enunciados, terminologias e técnicas convencionais sem, no entanto, deixar de valorizar e estimular suas hipóteses e estratégias pessoais”.
(Parâmetros Curriculares Nacionais)

Situações Problema
Ao Professor: relação parte/todo, supõe que o aluno seja capaz de identificar a unidade que representa o todo (grandeza contínua ou discreta), compreenda a inclusão de classes, saiba realizar divisões operando com grandezas discretas ou contínuas.
Variável Contínua, uma barra de chocolate na forma de um prisma reto e variável discreta, a quantidade de alunos em uma sala de aula.
1º.) Propor a divisão de uma folha de papel ofício A-4 em duas, três, quatro e seis partes iguais ou mesmo propor a divisão de um retângulo esboçado pelo aluno no caderno. Fazer a representação na escrita fracionária.

Ao Professor: observar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver esta situação problema, principalmente no caso de números não divisíveis por: 2, 3, 4 e 6.
2º.) Contar a quantidade de alunos em sala de aula e propor a divisão da sala em duas, três, quatro e seis partes iguais.

Ao Professor: neste caso o número racional será utilizado como um índice comparativo entre duas quantidades, ou seja, uma razão. A importâ“No primeiro ciclo o trabalho do professor centra-se na análise das hipóteses levantadas pelos alunos e na exploração das estratégias pessoais que desenvolvem para resolver situações-problema, neste ciclo ele pode dar alguns passos no sentido de levar seus alunos a compreenderem enunciados, terminologias e técnicas convencionais sem, no entanto, deixar de valorizar e

Relacionados