joao pedro trbalho portuga

Páginas: 3 (659 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
História
A infantaria tradicional teve suas origens nos combatentes gregos e romanos, que lutavam em grupos compactos, armados de espadas e lanças e protegidos por couraças e elmos metálicos.
Alegião romana aperfeiçoou a organização da infantaria em unidades e subunidades, o que hoje é base da organização dos exércitos modernos. Uma legião era dividida em dez coortes, por sua vez divididas emum número variável de centúrias, que eram compostas por cerca de cem homens cada. Ao total, a variar em função do período histórico, a legião romana podia ter entre 3 mil a 6 mil homens.
Com osurgimento das armas de fogo, ao final da Idade Média, a infantaria passou a ter organização tática e emprego diferente, sendo empregada em linhas contínuas de atiradores, lado a lado que se contrapunham àoutra linha, em frente, do inimigo. Como as armas da época, os mosquetes e arcabuzes, tinham uma cadência de tiro muito lenta, os atiradores eram complementados por outras tropas armadas com armasbrancas, longas lanças, chamadas piques. Com o passar do tempo as armas de fogo foram sendo aperfeiçoadas e os piqueiros foram desaparecendo gradualmente, sendo que o seu papel foi substituídopela baioneta, uma lâmina afiada que é adaptada na boca dosfuzis e serve para o combatente proceder o combate corpo-a-corpo.
A evolução e aumento da capacidade das armas de fogo fez com que a infantariadeixasse de ser empregada em linhas de atiradores. O desenvolvimento da artilharia, no século XIX, quando as armas passaram a ter maior alcance e maior número de disparos por minuto, também contribuiu paraque o emprego da infanteria fosse alterado.
Na Guerra de Secessão, Guerra do Paraguai e Guerra Franco-Prussiana, os infantes passaram de atuar somente em linha e passaram cavar trincheiras para aproteção. A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como a “guerra das trincheiras” pois o maior poder de fogo da artilharia e das metralhadoras barrou o movimento da infantaria. Apesar de, durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Joao Pedro
  • Joao Pedro Marques Magalhaes
  • o amor de pedro por joão
  • O amor de pedro por joão
  • João pedro mono
  • Contribuições João Pedro Gardes
  • Apelação
  • Resumo Fotografia João Pedro Jorge

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!