Joannes Itten

453 palavras 2 páginas
Joannes Itten
"Cor é vida, pois um mundo sem cores parece estar morto. Como a chama produz luz, a luz produz cor. Como a entonação traz cor à palavra dita, a cor traz à forma o som que toca a nossa alma."
Johannes Itten (11 de Novembro de 1888, Süderen-Linden, Suíça; — 25 de março de 1967, Zurique) foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores (os sete contrastes de cor).
• Itten nasceu em 1888, em Suderen-Linden na Suíça.

• Foi professor de escola primária, teve formação de pintor, lecionou arte em uma cidadezinha perto de Berna, dirigiu uma escola de arte em Viena, foi apresentado a Gropius e palestrou sobre os "Ensinamentos dos Mestres Antigos" na sessão inaugural da Bauhaus.

• Ocupou a cadeira de professor da Bauhaus até março de 1923, quando pediu demissão.

• Itten foi a figura mais importante durante esta primeira fase da Bauhaus tendo influência nas oficinas, na organização e na estruturação de cursos de design.

• Sua metodologia era baseada em dois conceitos opostos: intuição e método ou experiência subjetiva e recognição objetiva.

• Desenvolveu um curso preliminar (Vorkurs), cujo objetivo era "eliminar da mente do aluno todos os preconceitos que eles traziam, fazendo-os recomeçar do zero, como se o aluno tivesse entrado na escola pela primeira vez".

• O desejo de Itten era o de libertar o poder criativo individual do aluno e dar a ele uma nova compreensão dos materiais e da natureza, familiarizando–os com os princípios básicos, subjacentes a toda atividade criativa nas artes visuais, permitindo que cada aluno trabalhasse em sua habilidade específica.
Circulo cromático
• O primeiro círculo cromático foi inventado por Newton. Os seus círculos cromáticos incluíam as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano e azul, ele agrupou-as de forma a permitir que o continuum (faixa de transição no

Relacionados