Joana Darc

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Biografia de Joana D'Arc:
"Joana d’Arc, uma das pessoas de índole mais simples que a história produziu, está em processo eternamente”, escreve o acadêmico Jean Guitton. O inquérito contra a Donzela – para empregarmos um termo jurídico – começou com a sua estada, que se prolongaria por várias semanas, em Poitiers, na França, em março de 1429, no curso das quais os doutos da Igreja e também osjuristas do Estado vigiavam permanentemente seu comportamento, inquirindo-a com perguntas insidiosas tanto para tentar atingir sua enorme credibilidade quanto para delinear sua personalidade.
EM BUSCA DE CONFISSÕES Não surpreende que a universidade, cuja autoridade em matéria de teologia permanecia incontestada, e a Inquisição, agindo com ela, tenham pedido o julgamento de Joana, logo após suaprisão pelos borguinhões em Compiègne, em 23 de maio de 1430. É inútil conjecturar que esses dois órgãos tenham sido forçados pelo duque de Bedford, regente inglês na França, a tomar essa posição. A solicitação de investigação foi iniciativa dessas instituições.

VIGIADA POR SOLDADOS INGLESES O caso, na esfera civil, poderia ter terminado por aí. Mas, talvez, decepcionada por ainda se encontrar presa(a possibilidade de uma prisão sob o comando da Igreja, menos severa, onde ela seria vigiada por mulheres em vez de por soldados ingleses que nutriam ódio por ela, a animara a abjurar), ela afirmou que seguia ouvindo vozes e, como sinal da sua mudança, tornou a vestir roupas de homem, misteriosamente deixadas à sua disposição pelos carcereiros ingleses.
UM PERIGO PARA A FÉ E O PODER A questãopara a dupla monarquia não era apenas condená-la à morte. Era também necessário convencer a opinião pública, na França e fora da França, da legitimidade dessa condenação. Cartas foram redigidas, algumas em latim, outras em francês, especialmente para o rei do Sacro Império Romano-Germânico, Sigismundo de Luxemburgo, o duque da Borgonha, o papa e os cardeais. O que essas cartas diziam?
UM PROCESSOPOLÍTICO Processo religioso ou político conduzido por juízes ligados a um partido? Tomadas uma por uma, as acusações contra o tribunal podem parecer fundamentadas. A orgulhosa insubmissão de Joana à Igreja oficial, isto é, aos supostos detentores terrenos do poder espiritual, sempre vai pesar contra seus acusadores. A Igreja não se pronunciou a respeito das visões nascidas do cérebro dessa joveminteligente, porém iletrada, que, talvez, as inventasse. É necessário, contudo, concluir que se tratou de um processo político: se Joana tivesse falado e agido a favor dos ingleses, não seria possível um processo em matéria de fé. Eles a deixariam agir, ainda que a vigiassem à distância. Inversamente, teria sido melhor para ela não ter caído nas mãos de um capitão de Carlos VII, porque a Inquisiçãotambém existia no “reino de Bourges”, baseando-se nos mesmos princípios dos da “França inglesa”.



Queimada viva

Depois, cavalgou por 11 dias escoltando o delfim, o futuro rei da França, Carlos, à Catedral de Reims, onde ele foi coroado, em 17 de julho de 1429. As vozes que ouvia seriam de são Miguel, santa Margarida e santa Catarina, com instruções divinas para a reconquista da França.Foi seguindo as vozes que, contra a vontade do rei - então em negociações secretas para selar a paz com os ingleses - partiu para a tomada de Paris, seguida por 9 mil soldados. Ferida por uma flecha que atravessou sua coxa, foi obrigada a recuar. Mas meses depois organizou seu próprio exército, participou de expedições punitivas e libertou várias cidades, até cair prisioneira durante o cerco deCompiègne. Vendida aos ingleses, foi condenada por heresia e bruxaria e queimada viva em Rouen, o quartel-general das forças invasoras. Em 1455, anos depois do fim da guerra, Joana foi reabilitada por um novo tribunal da Inquisição - considerada inocente e elevada à categoria de mártir. Em 1920, virou santa, devido a milagres ocorridos no século 19, e não por seus feitos militares ou seu papel de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • joana darc
  • Joana darc
  • Joana Darc
  • Joana Darc
  • Filme Joana Darc
  • biografi joana darc
  • filme joana darc
  • slide sobre Joana darc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!