Joaldj

599 palavras 3 páginas
Sinais e sintomas

Nas crianças e jovens o início da Diabetes é rápido, com sintomas mais claros e evidentes. Nos adultos e idosos a diabetes não se manifesta tão claramente e o início é gradual, motivol pela qual pode passar despercebida durante alguns anos. Os sintomas mais frequentes são: poliúria (pessoa urina com frequência), glicosúria, polidipsia (sede aumentada e aumento de ingestão de líquidos), polifagia (apetite aumentado), pode ocorrer perda de peso (apesar da fome aumentada ou normal), fadiga, fraqueza, tonturas, dificuldades visuais (visão distorcida) e cetoacidose diabética (cheiro de acetona na respiração do paciente). Existem ainda sintomas menos evidentes, designados por sintomas secundários, sendo eles: prurido generalizado ou nos órgãos genitais, propensão a infecções da pele, dificuldade na cicatrização das feridas, infecção das gengivas, afrouxamento dos doentes, dor e formigueiro nas extremidades.
Segundo o Ministério da Saúde (2010),em cerca de metade dos casos de diabetes, esta é assintomática, o diabético sente-se bem mas na realidade os seus órgãos internos (olhos, rins, nervos e em geral, todo o aparelho circulatório) estão a deteriorar-se como consequência dum mau aproveitamento do açúcar; portanto a sua suspeita clínica ocorre a partir de factores de risco para a diabetes, ou do aparecimento de complicações subsequentes.
Existem sinais e sintomas evidentes que se manifestam quando um doente está num estado de híper ou hipoglicémia. No caso da hipoglicemia, os sinais e sintomas mais frequentes são: a sensação de fome súbita e intensa – polifagia; cefaleias; ansiedade súbita; tremores; suores frios; cansaço; confusão; perda da consciência; coma; fraqueza; alteração de humor; palpitações; palidez; visão turva ou dupla; tonturas e perda de coordenação; dificuldade de concentração e fala. No que respeita os sinais de hiperglicemia, estes são: urinar em grande quantidade e mais vezes – polaquiúria; sede constante e intensa –

Relacionados