JO O WOTZASEK DE CARVALHO BARBOSA DA FONSECA 10

7580 palavras 31 páginas
1. Introdução Desde a época quando os chineses perfuravam poços para produzir sal até os dias de hoje à broca de perfuração sempre foi fator determinante na construção de poços no subsolo. Começando com a tecnologia rudimentar de ferramentas de perfuração a cabo passando pelos equipamentos rotativos até os sistemas atuais direcionais de alto alcance horizontal, os projetos de brocas tiveram que se adaptar às exigências da indústria.
A perfuração está a cada dia mais difícil. Agora se perfura em topografias de difícil acesso, áreas com restrições urbanas e/ou ambientais que vão de lâminas d’água rasas até as lâminas d’água ultra-profundas (camada do pré-sal). Os poços deixaram de ser teoricamente verticais e se tornaram direcionais com complicadas geometrias. Os poços horizontais com ramificações ou traçados multilaterais para incrementar a área de fluxo de óleo ou para aumentar a produção e melhorar a recuperação final de um campo estão se tornando na atualidade tecnologias convencionais.
Já não se fala tão somente de se perfurar, mas também de se navegar pelo subsolo de forma a construir a trajetória de um poço para que alcance o objetivo predeterminado com êxito.
É imprescindível o engenheiro de perfuração dominar os fundamentos do projeto das brocas de perfuração e ser capaz de entender o comportamento de cada tipo de broca para fazer uma seleção adequada. Para isso, deve-se analisar uma grande quantidade de variáveis que interagem entre si, tais como:
A evolução do desgaste das brocas previamente empregadas; os rendimentos obtidos nos poços vizinhos; os registros geofísicos dos poços vizinhos e do mesmo poço; os dados sísmicos; análises de compressibilidade das rochas; as propriedades dos fluidos de perfuração; as tabelas de informação geológica; os catálogos de brocas; as tabelas comparativas das brocas; as classificações das brocas e os objetivos de perfuração para cada fase.
Este trabalho de conclusão de curso tem como foco as brocas

Relacionados

  • JO O WOTZASEK DE CARVALHO BARBOSA DA FONSECA 10
    13214 palavras | 53 páginas