João

Páginas: 4 (830 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
ADVENTISTAS ADMITEM ERRO NA INTERPRETAÇÃO DA LEI


Parece que finalmente os adventistas estão admitindo aquilo que sempre foi óbvio aos cristãos evangélicos, isto é, a identidade da lei nosescritos paulinos.
A igreja adventista desde seus primórdios tem criado e sustentado uma dicotomia na lei mosaica que se transformou, com o passar do tempo, em um pressuposto hermenêutico gerando oseguinte princípio: quando Paulo se refere de modo negativo à lei estaria em foco a lei cerimonial (que foi ab-rogada), e quando se refere positivamente a ela estaria em foco a lei moral (permanente).Partindo deste princípio, evidentemente, falho e inescriturístico, eles têm sustentado a perpetuidade do sábado na Nova Aliança. Esse princípio serviu de álibi para escaparem de textos claros que mostrama ab-rogação da lei toda em 2 Coríntios 3.7-11 e Colossenses 2.14.
Para os adventistas tanto a lei gravada em pedras quanto o “escrito de dívidas” eram a mesma lei cerimonial ou “lei de Moisés”, jáos sábados de Colossenses 2.16, não eram outros, senão, os denominados, “sábados cerimoniais”.
Levou mais de um século para que os adventistas admitissem esse erro hermenêutico nas passagens acima evoltassem ao ponto de vista evangélico na interpretação da lei, ou seja, Paulo não contrapõe duas leis mas fala da lei como um corpo completo. O erro vicioso perpetuado pelos adventistas emdistinguir entre lei moral e lei cerimonial nos escritos paulinos foi exposto pelo teólogo adventista Samuele Bacchiocchi da seguinte maneira:
"A idéia de que as declarações negativas de Paulo se referem àLei Cerimonial, ao passo que as afirmativas se referem à Lei Moral, não pode ser encontrada em seus escritos." (Samuele Bacchiocchi, Paulo e a Lei."- Revista Adventista, julho de 1985, p. 9 -destaque nosso).

Outro erro hermenêutico perpetuado por este vício exegético diz respeito à declaração da identidade da palavra sábado em Colossenses 2.16. Para os intérpretes evangélicos em geral a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Joao
  • joao
  • joao
  • Joao
  • Joao
  • Joao
  • joao
  • joao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!