João pedro mono

Páginas: 10 (2436 palavras) Publicado: 12 de julho de 2012
FERRUGEM ALARANJADA DA CANA-DE-AÇÚCAR

FERRUGEM ALARANJADA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Monografia apresentada ao curso de Engenharia Agronômica sobre a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar. . Orientador.
Prof. Ernando Balbinot.
Co - orientador: Prof. Hédi Minin

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 A CANA-DE AÇÚCAR 5
3 A FERRUGEM ALARANJADA (PUCCINIA KUEHNII) 7
4COMO IDENTIFICAR A FERRUGEM ALARANJADA 10
5 MÉTODOS DE PREVENÇÃO E COMBATE 12
6 MELHORES MÉTODOS 13
7 CONCLUSÕES 14
REFERÊNCIAS 15


INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de comentar um pouco sobre a história da cana-de-açúcar e também sobre a praga que assombra produtores canavieiros de todo o mundo a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar (PUCCINIA KUEHNII), de onde veio como sereproduz e quais os melhores métodos para controle.

A CANA-DE AÇÚCAR
O complexo saccharum spp. É originário do sudeste da Ásia e algumas regiões do norte da áfrica. Seis espécies são pertencentes a este complexo, todavia é das espécies s officinarum L. e S. spontaneum L., que se derivam, basicamente, as atuais variedades de cana cultivadas no mundo inteiro (SACILOTO, 2003).
As espécies queoriginaram as cultivares atuais de cana-de-açúcar são oriundas do Sudeste Asiático. A origem de S. officinarum, por exemplo, está intimamente associada à atividade humana, pois ela tem sido cultivada desde a Pré-História. Acredita-se que o centro de origem de S. officinarum seja a Melanésia (Oceania), onde ela foi domesticada e depois disseminada pelo homem por todo o Sudeste Asiático. A região tornou-secentro de diversidade, tendo, como núcleo, Papua Nova Guiné e Java (Indonésia), regiões em que a maior parte das espécies foi coletada a partir do fim de 1800.
A cana-de-açúcar é perene na sua forma natural, mas semiperene no cultivo extensivo. É necessário um novo plantio, realizado geralmente entre a quinta e a sétima colheita. Isso ocorre porque o pisoteio por máquinas e veículos no cultivoe, principalmente, na colheita, não apenas prejudica diretamente a planta, como também compacta o solo. Além disso, há um progressivo acúmulo de doenças no canavial. Consequentemente, ocorre uma diminuição natural do número de plantas e o crescimento reduzido das remanescentes com o avanço dos ciclos, ocasionando queda de produção, que atinge níveis economicamente inviáveis, exigindo asubstituição por novo plantio.
Existem dois ciclos de produção da cana-de-açúcar: o que se inicia com o plantio da muda e se encerra com o primeiro corte é chamado de cana-planta; os demais, que começam após o primeiro corte, são denominados ciclos da soqueira, ou canas-socas. O ciclo da cana-soca dura geralmente de 12 a 13 meses, enquanto o da cana-planta varia conforme a época de plantio das mudas. Nascondições climáticas do Centro-Sul do País, se as mudas forem plantadas no início da estação chuvosa (de setembro a novembro), o ciclo apresenta duração média de 12 meses (cana-de-ano); se o plantio for feito na segunda estação (de janeiro a abril), o ciclo pode variar de 14 a 18 meses (cana de ano-e-meio). (ROMANO et al. 2011).
O Brasil possui hoje, quase o triplo de área com cana do que possuíaem 1986 e também muito mais variedades. Não se sabe o prejuízo que a doença causará, pois as variedades plantadas não estão mapeadas com precisão. A única maneira econômica de controle das ferrugens é o uso de variedades resistentes, é importante prevenir com uma boa diversidade de variedades nos canaviais. Em lavouras comerciais não é aconselhável que se tenha mais que 20% da área total com umaúnica variedade. Novas variedades são sempre bem vindas para serem testadas e validadas quanto ao seu valor e risco. Multiplicar de forma criteriosa atendendo as normas recomendadas em programas de mudas sadias. Os que tiverem maior diversificação de variedades serão aqueles que menos sofrerão os impactos da nova doença. (ARAÚJO 2008)

A FERRUGEM ALARANJADA (PUCCINIA KUEHNII)
O Brasil é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Joao Pedro
  • Joao Pedro Marques Magalhaes
  • o amor de pedro por joão
  • O amor de pedro por joão
  • Contribuições João Pedro Gardes
  • joao pedro trbalho portuga
  • Apelação
  • Resumo Fotografia João Pedro Jorge

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!