João Fernandes Café Filho

Páginas: 2 (287 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
João Fernandes Café Filho
João Fernandes Campos Café Filho nasceu no dia 3 de fevereiro de 1899 em Natal RN. Foi casado com Jandira Carvalho de Oliveira e foi Advogadoe político pelo PRP.
Em 1933, Café Filho ingressou para a Aliança Liberal e foi um dos fundadores do Partido Social do Rio Grande do Norte (PSN)
Em 1935 foi eleitodeputado federal e se destacou pela defesa das liberdades constitucionais. Café teve de se abrigar na Argentina, pois estava sendo ameaçado de prisão e só retornou ao Brasilem 1938.
Em 1946 foi eleito deputado federal pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Partido que fundou juntamente com Ademar de Barros.
Foi eleitovice-presidente do Partido Social Progressista (PSP) e depois com o suicídio de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954, Café Filho foi eleito Presidente da república.
Em seu novogabinete, teve como ministro da fazenda Eugênio Gudin, que foi defensor de uma política econômica mais ortodoxa, que buscou estabilizar a economia e combater a inflação.Café Filho instituiu o imposto único sobre a energia elétrica e com isso gerou o fundo federal de eletrificação e o imposto da fonte sobre a renda do trabalho assalariado.Ele criou a comissão de localização da nova capital federal e teve de se afastar da presidência em 3 de novembro de 1955, por motivos de distúrbio cardiovascular.
Em8 de novembro do mesmo ano foi substituído por Carlos Luz que era presidente da Câmara. Depois de se reestabelecer tentou reassumir o seu cargo de presidente darepública mas foi impedido pelo Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
João Fernandes Campos Café Filho faleceu no Rio de Janeiro em 20 de fevereiro de 1970.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Presidente João Fernandes Campos Filho
  • Café Filho
  • GOVERNO CAFÉ FILHO
  • Café filho e outros
  • Filho De João Gonçalves Da Costa
  • João bispo dos santos filho
  • discente joao filho
  • Análise do conto “frio” de joão antônio ferreira filho.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!