Jnçoes celulares

327 palavras 2 páginas
ZÔNULA DE ADESÂO
Esta junção circunda toda a célula e contribui para a aderência entre células vizinhas. Uma característica importante desta junção é a inserção de numerosos filamentos de actina de placas de material elétron-denso presentes no citoplasma subjacente à membrana da junção. Os filamentos fazem parte da trama terminal, uma rede de filamentos de actina, filamentos intermediários e espectrina existente no citoplasma apicalde muitas células epiteliais. O conjunto de zônula de oclusão e de células epiteliais se dá o nome de complexo unitivo.
As bandas formam uma faixa ou uma anel que une as células adjacentes um pouco abaixo da superfície epitelial, imediatamente depois das junções oclusivas.
Analisaremos os diferentes componentes moleculares das banda de adesão.
Glicoproteínas transmembrana de adesão. As caderinas que compõem este tipo de junção foram as primeiras a serem descritas e por isso as vezes são chamadas de caderinas tradicionais. Existem diferentes caderinas que tem localização especiais e seus nomes refletem estas características: são conhecidos os grupos de caderinas E(epiteliais), P(placentária ou da pele), e N(neuroepiteliais). Todas elas têm domínios extracelular que se unem especificamente, de forma homotipica e dependente de cálcio, a caderina idêntica de células vizinhas. Os domínios citosólicos se relacionam firmemente com as proteínas intracelulares que se conectam com os microfilamentos da actina.
Proteínas intracelulares de conexão e microfilamentos. No interior de cada células se encontra um feixe de microfilamentos paralelos de actina, que ocorrem circularmente ao redor do contorno celular, relacionado a banda de adesão, e que se conectam com os domínios citosólicos das caderinas por meio das proteínas de conexão. Estas últimas compreendem principalmente as acteninas, que existem sob três formas pelo menos, a vinculina, a alfa-actinina e outras. Estas junções são especialmente importante durante a embriogênese, quando os

Relacionados