JNSTITUIÇAO

622 palavras 3 páginas
INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA
RA: 6447295670
CURSO: Enfermagem
SEMESTRE: 4º
TURNO: Matutino
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO
TUTORA: Cristina e Margaret
ANO: 2014
Paciente internado na Enfermaria:
R.O.B, homem, 71 anos, peso atual: 65kg, altura: 1,75m, apresenta diagnóstico de Diabetes (DM) E Hipertensão Arterial (HAS) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Chegou ao hospital com a pressão arterial de 18/11 mmHg e glicemia de 250 mg/dl. Foi ao hospital porque há dois meses estava tossindo muito, com falta de ar, febre, dor no peito e fraqueza. Foi diagnosticado com pneumonia e o paciente, devido às outras doenças (DM E HAS) descompensadas, permaneceu internado para tratamento medicamentoso da pneumonia e manutenção dos indicadores saudáveis de pressão arterial e glicemia. Ao avaliar o paciente, ele relata não se alimentar direito nos últimos dois meses por causa da falta de ar, e por isso perdeu 3kg nesse tempo. Ao avaliar fisicamente o paciente, ele apresenta uma conjuntiva pálida, ainda tem muita queda de cabelo nesse período, cansaço e deformações centrais na unha. Apesar de diabético, não apresenta escaras, pois consegue se movimentar adequadamente.
Ao iniciar a internação do paciente e na conversa com ele podemos fazer um exame físico. Com as características já descritas do paciente, podemos suspeitar de alguma deficiência nutricional?
Paciente idoso, com as iniciais R.O.B, 70 anos com doença crônica, Diabético e Hipertenso, relata que perdeu 3kg em 2 meses, realizado a pesagem, IMC do paciente, valor da massa corporal do paciente, que é altura dividi pelo peso, analisado está 20% abaixo do normal ,fator de risco nutricional, apesar de diabético, não apresenta escaras, pois deambula adequadamente. refere Dispnéia, hipertemia, dor no peito, fraqueza e muita tosse, devido relato não consegue se alimentar corretamente.
Paciente diagnosticado com pneumonia e devido à falta de nutrientes, vitaminas, proteínas, minerais etc...

Relacionados