jnlçmçlm

1194 palavras 5 páginas
EDUCAÇÃO POPULAR E PODER – CEPIS, 2009

A educação popular é um processo que visa contribuir para que os trabalhadores se tornem protagonistas da sua ação política; processo fundamental que se desenvolve na prática de luta e organização dos trabalhadores.
A necessidade concreta e a possibilidade de ter conquistas e o esforço para não perder direitos, levam a classe trabalhadora a mobilizar-se. Nesse movimento começa a vislumbrar a raiz da exploração e a sentir a necessidade de participar e de assumir-se como protagonista.
É preciso lutar pelo poder com garra e coragem...
A vontade, o entusiasmo, a coragem e a garra para lutar são qualidades imprescindíveis a todo militante, sem as quais não se é revolucionário. Mas, não são suficientes. É preciso ser científico, não no sentido do intelectual distante da prática transformadora, mas, ao contrário, fazer revolução cientificamente. Por isso, todo militante deve conhecer e assimilar as leis mais gerais do desenvolvimento social e as categorias de análise que utiliza o materialismo histórico e dialético, sem os quais não podemos conhecer a realidade em que vivemos, nem apontar cientificamente sua transformação.
Sem a caracterização objetiva da realidade social, com as forças e contradições internas que lhe dão movimento, não poderemos construir e consolidar as ferramentas de luta e traçar políticas adequadas a cada situação.
Nesse sentido, é tarefa da educação popular orientar a formação ideológica e política dos trabalhadores, que possibilite dotá-los dos elementos fundamentais para a prática da atividade política. É necessário desenvolver a capacidade de teorizar sobre a prática social e conhecer em linhas gerais o desenvolvimento da humanidade, para captar a idéia do crescente domínio do homem sobre a natureza, do progresso, do avanço incessante das forças produtivas e da luta de classes como motor da história.
A análise do funcionamento do capitalismo, a história da luta de classes no Brasil e no mundo,

Relacionados