jnjoklmlmol

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015
. Hidrocarbonetos
São compostos formados exclusivamente pelo composto binário de carbono e hidrogênio, conseqüentemente, os hidrocarbonetos obedecem a formula geral CxHy, sendo que x é o numero de átomos de carbono e y o numero de átomos de hidrogênio. Veja que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio,e carboneto, do carbono).
Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânico muito grande, variada e importante, pois englobam petróleo e seus derivados, o gás natura etc.. No nosso caso a grande importância dos carbonetos se deve ao fato de suas moléculas servirem de “esqueleto” para a formação do petróleo. Os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em:
• Alcanos – possuem cadeiaaberta e saturada. (CnH2n+2) • Alcenos - possuem cadeia aberta e insaturada por dupla ligação. (CnH2n)
• alcinos - possuem cadeia aberta e insaturada por tripla ligação. (CnH2n-2)
• alcadienos ou dienos - possuem cadeia aberta e insaturada por duas duplas ligações. (CnH2n-2)
• ciclanos – possuem cadeia fechada saturada. (CnH2n)
• ciclenos – possuem cadeia fechada insaturada por dupla ligação.(CnH2n-2)
• Aromáticos – possuem pelo menos um anel benzênico ou aromático em sua estrutura.

Iremos trabalhar com os alcanos, formadores básicos dos produtos petrolíferos utilizados em nossas vidas.
Alcanos (ou hidrocarbonetos parafinicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que tem cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos. Por exemplo, queapresentam a formula estrutural CH3 – CH3 e a formula molecular e C2H6.
Sua formula geral é CnH2n+2, a incógnita n significa o numero de átomos de carbono. Por serem fornecedores do petróleo e do gás natural, são muito importantes como combustíveis, por isto representam o ponto de partida da indústria petroquímica, que o s utiliza para produzir milhares de derivados, como plásticos, tintas, fibras etêxteis, sendo estão sempre presentes em nossas vidas.
Os Alcanos sofrem combustão, isto é, queimam com muita facilidade. Quando acendemos um isqueiro comum (gás butano, C4H10), a faísca provoca a reação do butano com o oxigênio do ar, resultando a chama característica:
Reações semelhantes ocorrem na queima de todos os derivados do petróleo, pois o produto principal que desejamos é o calor, que é omesmo que energia, o que produzimos pela reação.
Propriedades químicas Os alcanos possuem baixa reatividade porque as ligações simples C-H e C-C são relativamente estáveis, difíceis de quebrar e são apolares. Eles não reagem com ácidos, bases, metais ou agentes oxidantes. Pode parecer surpreendente, mas o petróleo (em que o octano é um dos principais componentes) não reage com ácido sulfúricoconcentrado, metal sódio ou manganato de potássio. Esta neutralidade é a origem do termo parafinas (do Latim para+affinis, que significa “pouca afinidade”).


Petroleo e Processo de separação
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre omaterial depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
Os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescos blocos de rochas das pirâmides.
No continente americano, os incas e os astecas conheciam o petróleo e, a exemplo daMesopotâmia, o empregavam na pavimentação de estradas.
Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentação no subsolo será constante, com a conseqüente possibilidade de aparecer à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!