jnjnj

633 palavras 3 páginas
História do Cooperativismo

A história do cooperativismo teve inicio no dia 21/12/1844, em Manchester, Inglaterra. Sendo fundada a cooperativa de tecelões, “ Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale” com a economia de uma libra por associado durante um ano.
O principal objetivo da cooperativa não era o lucro, os tecelões buscavam uma alternativa econômica para atuarem no mercado, frente a capitalismo que na época submeti os a preços absurdos.
No primeiro ano, a cooperativa foi motivo de deboche por parte da população, mas provou o contrario no primeiro ano da cooperativa o seu capital já tinha aumentado para 180 libras, cerca de 10 anos mais tarde o “ Armazém de Rochdale” já está com 1.400 associados. Sistema do Cooperativismo

O cooperativismo evolui e conquistou um espaço próprio, definido por uma forma de pensar, o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por ser uma forma igualitária e social o cooperativismo é aceito por todos os governo e reconhecido como uma formula democrática para a solução de problemas socioeconômicos e de libertação do trabalhador dos vínculos patrimoniais .
A valorização da união do cooperativas existe desde o surgimento do sistema de cooperativismo, hoje as cooperativas estão organizadas internacionalmente pela ACI- Aliança Cooperativa Internacional, criada em 1895, atualmente está sediada em Genebra, Suíça, está associação não governamental reúne, representa e presta apoia as cooperativas e suas correspondentes organizações.
Em 1946, a ACI, representando o movimento cooperativista, foi um das primeiras organizações não governamentais a conseguir um cadeira na ONU. No dia 16/09/1997, foi eleito o primeiro presidente da ACI, brasileiro, Roberto Rodrigues, professor e produtor rural, sendo o primeiro presidente da entidade que não fosse europeu. No continente americano, a articulação e feita pela OCA – Organização das

Relacionados

  • jnjnj
    656 palavras | 3 páginas