jkughuigivb

388 palavras 2 páginas
História do Direito: erros conceituais

RAFAEL ADEODATO GARRIDO: Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia, graduando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, professor de História.
A historia do direito tem uma enorme importância em nossa formação acadêmica,pois é a partir dele que começaremos a entender de onde nasceu,de onde veio e como aconteceu.Além de vermos como foi a evolução e transformação das civilizações humanas.O direito nasce junto com a civilização,ou seja a partir do momento em que há um conjunto de pessoas em um mesmo espaço há direito pois o direito depende das relações humanas,pois estão reguladas por ele.
Cada povo tem uma maneira de contar sua história,portanto percebe se que a historia do direito e ligada a historia das civilizações.podendo afirmar que não existe historia do direito mas sim vertentes que abordam diferentes tipos de historia do direito.
O direito é fruto de interações entre homens,pois surge no momento em que dois sujeitos entrem em contato,e este gera entre ele regras de convivência.como a famosa frase:O meu direito começa onde o seu termina.
É muito importante o direito ‘’antigo’’ pois existem ainda ordenamentos jurídicos e regramentos que são dotados e servem como referencia as legislações mais atuais. A lei se define como direito positivo encarnado na linguagem e dotado de poder absoluto,o direito do povo é anterior a lei é o seu conteúdo.sendo ele eficiente e eficaz.Saber como um ordenamento jurídico surgiu é um trabalho muito complexo pois as civilizações não dominavam as escritas,portanto não deixaram elementos escritos que possam referencias como marco inicial.É possível afirmar que qualquer agrupamento humano por mais simplório que fosse possuía regras tanto entre seus membros como com membros de outro grupo.
A historia do direito e importante para nossa grade curricular justamente para sabermos qual a sua função,saber como surgiu,a sua história.O texto em si tem um ligaguem clara de

Relacionados